• Desenvolvimento Sustentável
  • Inclusão e Sensibilização Social

Mundifica o Mundo!

No dia 8 de maio, 15 voluntários deixaram as conchas e os búzios de lado e recolheram mais de 65 kg de lixo das praias da Costa Nova e Vagueira!

© Helder Berenguer, João Simões

Estava um dia de sol. A brisa marítima criava um remoinho à minha volta, fazendo com que um arrepio me percorresse o corpo, mas a sensação da areia por baixo de mim e a visão de um vasto oceano no meu horizonte aqueciam-me a alma. Era a calma, a paz, depois de tanto tempo isolada. Era como se estivesse num paraíso... A vida estava a voltar ao normal. No entanto, vi que havia coisas que continuavam iguais... Ali, ao longo da praia, uma fila de lixo. De onde veio ele?

Estima-se que todos os anos vão parar aos oceanos entre 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico. Em 2019, no decorrer de um mês, mais de 16 toneladas de lixo foram recolhidas das praias portuguesas. A poluição sempre foi um dos grandes problemas nas cidades e Aveiro não é exceção. Não é só o Homem que é afetado pelas suas próprias ações, mas também todo o planeta. Quando as ondas apanharem este lixo e o arrastarem para alto mar, muitos animais sofrerão as consequências dos nossos atos...

A verdade é que existem cada vez mais multas a pagar, tanto para a colocação de beatas nos respetivos sítios, como para o lixo deixado nas praias e nas ruas. Contudo, na grande maioria dos casos, ainda não é visível uma mudança de atitude por parte da população.

O projeto “CleanUp Aveiro” surge com o intuito de tornar Aveiro uma cidade mais limpa, sensibilizando a população para a poluição dos espaços urbanos e de lazer, como parques, praias e até mesmo a rua em frente às suas casas. Assim, na tarde do dia 8 de maio, a Agora Aveiro pôs mãos à obra e realizou uma ação de recolha de lixo nas praias da Costa Nova e Vagueira. Em 3 horas foram recolhidos mais de 65 kg de lixo, incluindo plásticos, vidros, tecidos, cordas e madeira. A ação contou com 15 voluntários, e foi realizada em parceria com o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade de Aveiro e com a Associação BioLiving.

Lembra-te: se um dia estiveres a andar pela praia ou por um parque e vires lixo, faz algo pelo nosso Planeta. A limpeza do nosso lar não tem que ser apenas numa data específica ou parte de um evento. Cuidarmos do nosso Planeta é uma rotina diária de que todos podemos (e devemos!) fazer parte.

A Recolha de Lixo nas Praias é uma ação integrada no projeto “CleanUp Aveiro”. Foi realizada em parceria com Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv e com a Associação BioLiving. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Beatriz Santos

10-05-2021