Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Aveiro ficou mais verde

O projeto “Aveiro+Verde” pretende chamar a atenção para a importância do ambiente e sustentabilidade. Através da aprendizagem e partilha de saberes, pretende-se o desenvolvimento de cidadãos mais autónomos, conscientes e responsáveis pela conservação do nosso planeta

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 15 segundos

Com o intuito de promover a educação e sensibilização ambiental, a Agora Aveiro juntou-se à Câmara Municipal De Aveiro (CMA) e à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCVA) para criar o “Aveiro+Verde“, três dias de atividades gratuitas ligadas ao ambiente e sustentabilidade. Estas atividades, a realizar nos dias 9, 10 e 11 de junho, inserem-se no programa “Dias do Ambiente 2017” da CMA.

Este ano o projeto foi dividido em duas partes: A primeira parte decorreu em março para celebrar a chegada da Primavera com a distribuição de centenas de sementes por quem passava pelas ruas da cidade, para que pudessem eles próprios tornar Aveiro mais verde. Para a segunda parte, à semelhança do ano anterior, os aveirenses voltaram a sair à rua para encontrar centenas de plantas espalhadas pela cidade, plantas estas que desta vez se fizeram acompanhar de um programa de atividades.

Valendo-se do espírito de colaboração e interajuda, o “Aveiro+Verde” uniu esforços de 15 parceiros. Associações e entidades locais que no âmbito deste projeto encontraram um objetivo comum na colaboração para a realização de workshops, exposições, observações astronómicas, passeios de bicicleta, palestras, saídas de campo, música e tertúlias.

Este fim-de-semana a FCCVA e o Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (CCCA) tornam-se pontos de destaque na cidade. O Aveiro+Verde começa às 21 horas no CCCA com o XIII Biologia na Noite. 2 dias de palestras onde oradores nacionais e internacionais falarão sobre temáticas como conservação, evolução, paleontologia e oncologia.

Na FCCVA será possível participar numa tertúlia sobre o ambiente e conservação em Portugal, uma conversa sobre mobilidade sustentável em bicicleta, assistir a palestras sobre desperdício zero, alimentação ecológica, ecoturismo, e visitar uma exposição fotográfica sobre o Projeto Cabeço Santo e um stand de espécies de plantas autóctones da Floresta Portuguesa.

Destaca-se ainda a 2ª edição do Repair Café em Aveiro. Com o mote “Diz ‘sim’ à cultura da reutilização!”, no Repair Café, os cidadãos são convidados a trazer objetos avariados que uma equipa de voluntários repara, converte ou integra na criação de novos objetos. Tudo isto de forma gratuita.

Pela cidade será possível participar numa inventariação de fauna e flora, explorar o Parque Infante D. Pedro através de realidade aumentada, fazer um passeio de bicicleta por alguns dos locais mais icónicos de Aveiro, e observar a Lua e os planetas através de um telescópio.

Entre atividades os participantes poderão deixar-se cativar pelos ritmos de The Music Experience e Freddy Strings.

Este projeto conta com a colaboração dos parceiros Universidade de Aveiro, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Núcleo de Estudantes de Biologia – AAUAv, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Quercus Aveiro (Projeto Cabeço Santo), AVE – Herbarium Universitatis Aveirensis, Projeto EduPARK, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Departamento de Educação e Psicologia, ADERAV, Associação BioLiving, Ciclaveiro, Aveiro em Transição e Zero Waste Portugal.

Agora Aveiro