Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade

A Agora Aveiro escreveu a História do Amanhã

Refrescamos Aveiro com mais uma edição do TEDxAveiro.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 25 segundos

© Helder Berenguer, João Simões

Na sua décima edição, desafiamos os nossos participantes a criar o próximo capítulo na História do Amanhã – porque esta é inventada, encenada, pintada, desenhada, programada, investigada, fotografada, descoberta, alterada, manipulada e, acima de tudo, partilhada e escrita a azul da tua personagem.

No dia 25 de maio no Centro Cultural e de Congressos, subiram ao palco ativistas, designers, investigadores, artistas, atletas, maestros e outros tantos contadores de histórias que merecem ser partilhadas. Mas afinal como será a História do Amanhã? Poderá ser azul confortável -  previsível e aborrecida, minuciosamente adaptada ao meu perfil, os cenários impressos ao detalhe, as personagens em bolhas de opinião, ou mesmo azul elétrico - desconcertante, preocupante, mas possível de ser reescrita por personagens conscientes, em cenários sustentáveis onde nada vive para sempre,  também pode ser quase azul - nostálgica e impotente, uma coleção de olhos, beijos, planos, órbitas e aviões passados, desajustados ao tempo presente, mas ainda podemos dar lugar ao azul embrionário - confuso e instável à procura de estímulos, informação e personagens de outros universos, as vísceras numa encruzilhada de opiniões e possibilidades de azul.

Em outros tons de azul, nos tons mais refrescantes e confortáveis, sentiu-se a presença animada dos voluntários da Agora Aveiro, a pintar os coffee breaks não de um azul poético, mas de um vermelho amável, aquele que aquece o coração. Desafiamos os ousados  a escrever a sua História do Amanhã no nosso livro vermelho, vermelho energético. Neste livro, inicialmente puro e pálido, nasceu uma nova História, colorida com uma variada de paleta de cores. Ali nasceu o mais importante Amanhã - o Amanhã das pessoas. “Agora sou, mas amanhã serei” foi este o mote de reflexão para o desafio. A toda esta atividade juntamos ainda um belo aroma de bolachas caseiras. Pois, o Amanhã para além de desafiador tem de ser criado com amor. 

Nesse dia, ergueram-se muito mais do que as nossas cores, ergueram-se as cores de todos os nossos parceiros. Pois, ajudaram a colorir o evento TEDxAveiro, a sua experiência, a sua diversidade e o seu dinamismo alimentaram as nossas cores cintilantes. 

Terminamos assim conscientes de que não foi a Agora Aveiro a escrever a história do Amanhã, mas sim Aveiro. Mais felizes? Impossível, porque sabemos que Aveiro é capaz; Aveiro é a nossa casa.

Jéssica Jacinto