Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Exército Verde – A Saga continua

A 2ª edição do Plantar o Futuro está completa e o futuro ficou mais verde

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 26 segundos

© Helder Berenguer, João Simões

Em outubro, a Universidade de Aveiro voltou a ser atacada pelo nosso “exército verde”! Foram mais de 1500 árvores que partiram numa aventura pelas casas dos alunos, docentes e funcionários desta Academia. Mas, afinal, que foi feito delas terminada a sua estadia? 

Se as plantas conseguissem falar, histórias não iriam faltar! Nós, na Agora Aveiro, temos um talento especial e conseguimos entender algumas confissões através das folhas das árvores. Cá entre nós, algumas passaram tempos difíceis, mas afinal faz parte do crescimento! Algumas gostaram tanto da companhia dos seus pais adotivos que, apesar dos nossos esforços, acabaram por nem voltar.

Graças aqueles que cumpriram o desafio até ao fim, a maior parte das nossas amigas conseguiu regressar para cumprir com a sua honrosa missão de reflorestar os percursos do Bioria, em Estarreja. Acreditem ou não houve despedidas sentidas, sendo que algumas das árvores até receberam nomes.

Foram três sábados intensos em que os participantes disseram, não um “adeus”, mas um “até já”, às suas árvores, agora cheias de motivação para criar as suas raízes na terra e um marco no ecossistema. Temos a certeza que não irão desiludir! Nem a chuva nos afastou deste nosso sonho e agradecemos a São Pedro que decidiu abençoar a nossa segunda plantação com as suas lágrimas (de orgulho e alegria, cremos nós). 

É, de facto, comovente ver um grupo de desconhecidos começar uma manhã de sábado, bem cedo, entrar num autocarro, ainda à timidez, e acabar o dia a regressar já à conversa e de sorriso na cara! Tivemos, ainda, a oportunidade de fazer uma ação de controlo de invasoras, onde as Ervas-das-Pampas e as Acácias deram luta, e que luta.  

Mas nem tudo foi trabalho! Houve tempo para tudo e, por isso, não esqueçamos os momentos de passeio com direito a visita interpretativa pelos caminhos do Bioria ou as horas de almoço preenchidas com energizers que puseram todos, até os mais tímidos, à vontade. 

É com orgulho que damos por terminada mais uma edição do Plantar o Futuro. São milhares de  árvores que vão agora crescer e dar casa aos residentes do Bioria e sombra aos seus visitantes. 

Aproveitamos para agradecer a todos aqueles que se juntaram a nós e despenderam um pouco do seu tempo para fazer isto acontecer! Tudo isto só foi possível graças à cooperação e apoio dos nossos parceiros: Município de Estarreja, Universidade de Aveiro, Ecomobile - Aluguer de Automóveis, Sementes de Portugal, Casa Martelo, Grupos Ramalhos, Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, Núcleo de Cinema e Fotografia - AAUAv, Associação BioLiving, Departamento de Biologia - Universidade de AveiroAssociação Académica da Universidade de Aveiro.

O vento é um coscuvilheiro e adora espalhar notícias da vida alheia. Nós não somos de intrigas, no entanto ouve-se por aí, da boca dele, que ainda há muito Futuro para plantar. Quem sabe se ele tem razão? Esta ideia continua a fervilhar e criar raízes dentro de nós. E tu? Vais continuar plantado à espera?

O Plantar o Futuro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, pelo Instituto Camões, e pela AMI no âmbito do projeto NOPLANETB AMI.

Liliana Macedo