O que é o Serviço Voluntário Europeu?

Estivemos na Casa da Juventude, em Aveiro, para explicar afinal o que é o “Serviço Voluntário Europeu”.

A Jasna, a Tanja, a Wiola e a Tea, nossas voluntárias do Serviço Voluntário Europeu (SVE), estiveram a falar acerca da sua experiência e do seu trabalho na Agora Aveiro numa apresentação na Casa da Juventude, em Aveiro. Distribuímos os nossos guias sobre o SVE para encorajar os presentes a pensar nisto como uma oportunidade de crescimento pessoal. A nossa amiga Carla, que fez SVE na Finlândia, juntou-se à nossa conversa e partilhou connosco as suas histórias e aventuras. Segundo Carla:

Este tipo de voluntariado é uma excelente oportunidade de crescimento, tanto a nível pessoal como profissional. Os voluntários vivem longe das suas casas, desenvolvem inúmeras competências, adquirem novas capacidades, conhecem outras pessoas e fazem novos amigos. Para além disso, praticam a língua inglesa e aprendem outras línguas.

Enquanto desenvolve o seu SVE, o voluntário tem alojamento pago e recebe algum dinheiro para comida e despesas (“pocket-money”) . Para além disso, está também garantido o voo de ida e de retorno. Cada voluntário tem ainda um seguro de saúde que cobre 100% das despesas médicas, bem como aulas da língua do país que os acolhe.

Agora Aveiro

15-06-2015