Pequenas ações, grandes impactos
O “Plantar o Futuro” assenta na ideia de que pequenas ações podem ter um grande impacto e de que se cada um de nós plantar uma árvore, um dia teremos uma floresta. Desafiamos os alunos, professores e funcionários da Universidade de Aveiro a adotar uma árvore autóctone, cuidar dela e, por fim, plantá-la e ajudar a erguer uma floresta!
Organizado pela Agora Aveiro em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja, o “Plantar o Futuro” representa um movimento pela defesa e promoção da floresta autóctone e do seu valor na mitigação das alterações climáticas, resiliência contra incêndios e conservação da biodiversidade.
10
Anos de história
6600+
Árvores plantadas
730+
Voluntários
4800+
Adotantes
Como é que o projeto nasceu?
Este projeto é a expansão do “Biologia a Plantar o Futuro”, uma iniciativa que surgiu por vontade dos alunos da Licenciatura em Biologia da Universidade de Aveiro, em 2014.
Em 2018 o projeto passa a “Plantar o Futuro” e chega a toda a comunidade académica da Universidade de Aveiro. Em dezembro desse ano, os estudantes, funcionários e docentes adotaram carvalhos, azevinhos, amieiros e outras árvores autóctones, cuidaram delas ao longo de dois meses e, com a chegada da primavera, entregaram-nas à terra a pensar no futuro.
Através do projeto já foram plantadas milhares de árvores na Mata Nacional do Buçaco e nos Municípios de Albergaria-a-Velha, Lousada e Estarreja, contribuindo, igualmente, para a sensibilização e educação para a sustentabilidade de centenas de estudantes universitários.