José Nogueira

Não esperes pela mudança, faz parte dela!

Connosco, torna realidade ideias que te dizem algo. Projetos que transformam aquilo que te rodeia.

O que fazemos?

Na Agora Aveiro apoiamos causas sociais, promovemos a sustentabilidade, combatemos a exclusão social, divulgamos arte e cultura e intervimos nas ruas da nossa cidade. Vemos o mundo que nos rodeia e questionamo-nos sobre como o podemos melhorar. O que podemos dar de nós pelo bem da nossa rua, comunidade e cidade.

Áreas de atuação

Na Agora Aveiro trabalhamos por meio de projetos que se incluem em quatro áreas de atuação principais. Descobre os nossos projetos em baixo.

Desenvolvimento Sustentável

Sensibilizamos para a importância da biodiversidade, enquanto bem comum de valor inestimável. Promovemos a educação e consciencialização ambiental, incutindo nos intervenientes os sentidos de responsabilidade social e ambiental

Inclusão e Sensibilização Social

Quebramos barreiras, derrubamos muros e aproximamos pessoas. O caminho em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva passa, não pela negação da diversidade, mas sim pela aceitação desta enquanto algo que torna a comunidade mais forte

Intervenção Urbana

Unindo ousadia à criatividade, criamos campanhas inovadoras e eficazes que quebram a rotina do dia-a-dia e vão além do convencional. Ações que têm a cidade como tela e que criam pontes e ligações com a comunidade

Cultura, Arte e Criatividade

Aveiro possui uma rica herança etnográfica, cultural e artística. Acolhe ainda uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país e as milhares de mentes criativas que nela se formam. Criamos, promovemos e divulgamos a cultura da nossa cidade

Agora Beija-me!

Intervenção Urbana

Intervenção Urbana

2015

A ideia pode parecer utópica mas, no final de contas, é bastante simples. Com o “Agora Beija-me” criámos uma série de “Kissing” e “Hugging Spots” pelas ruas da nossa cidade que convidavam quem por eles passa a, lá está, beijar e abraçar alguém especial. Algo tão simples mas com potencial para alegrar o dia a qualquer pessoa. Afinal, quem é que não gosta de um abraço?

Agora Escreve-me!

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2020 - 2021

Com este projeto aproximamos os mais velhos dos mais pequenos para a partilha de experiências, histórias e momentos. Com o “Agora Escreve-me” combatemos o isolamento e marginalização dos idosos e proporcionamos oportunidades únicas de aprendizagem e crescimento para as crianças através da união do conhecimento e experiência de vida dos avós, à energia e curiosidade dos netos. Um projeto que alerta para a diferença de realidades entre gerações e promove a solidariedade intergeracional.

Are You Brain Enough?

Cultura, Arte e Criatividade

Cultura, Arte e Criatividade

2017 - 2021

Quem não gosta de um serão bem passado num quiz de cultura geral? O “Are You Brain Enough?” junta dezenas de participantes no histórico Avenida Café-Concerto, em Aveiro, para cinco sessões de perguntas sobre as mais diversas categorias. Desde música a gastronomia, passando pelo estranho e insólito, este quiz põe à prova os conhecimentos e capacidade de interpretação das equipas participantes. E claro, à sua espera está uma cobiçada montra de prémios, desde tábuas de chouriças e queijos, a licores, cervejas e pães-de-ló tradicionais.

Avós, Netos e Muitos Afetos

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2018

“Ser avô é ser um segundo pai, mas com mais experiência e com mais tempo”. Neste que é o mais delicioso projeto da Agora Aveiro, juntámos avós e netos para uma aventura na cozinha. O conceito era simples: os avós escreviam as receitas preferidas dos seus netos e, para abrir o apetite, os mais pequenos ilustravam-nas. Assim criámos um livro de receitas e um pequeno vídeo, cheio de sorrisos rasgados, dos avós a cozinhar com os netos.

Aveiro+Verde

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

2016 - 2017

E se conseguíssemos trazer a temática da sustentabilidade para as ruas da nossa cidade? O “Aveiro+Verde” procura fazer isso mesmo! Através da realização de uma série de atividades pretende-se promover os sentidos de responsabilidade social e ambiental. Ações de “street art”, exposições, performances de música, passeios de bicicleta, workshops e tertúlias, fazem com que este projeto deixe uma marca mais verde na cidade.

Biblioteca Viva

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2015 - 2021

E se numa biblioteca, ao invés de livros, encontrasses pessoas? Inspirado no movimento internacional “Human Library”, a “Biblioteca Viva” é uma plataforma para a partilha de histórias e testemunhos. Um espaço seguro onde questões difíceis são esperadas, apreciadas e respondidas. Um ambiente informal e próximo que incentiva o diálogo, tornando mais fácil a desconstrução de estereótipos e preconceitos, aproximando-nos de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Buy Nothing Day

Intervenção Urbana

Intervenção Urbana

2017

Já viste aquele desconto? Não vais aproveitar? Num mundo em que os media e as lojas nos bombardeiam com publicidade e ofertas aliciantes, seduzindo-nos para a compra de produtos desnecessários, o “Buy Nothing Day” leva-nos a questionar os nossos hábitos de consumo. Com este projeto criámos um “estendal de descontos”, com talões imperdíveis com frases como “A felicidade não se mede aos saldos”, “Oferece o teu tempo”, “Usa menos, ama mais” e “Já não usas? Oferece a quem precisa!”.

Café Suspenso

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2016 - 2020

Na Agora Aveiro acreditamos que os “grandes feitos começam com pequenos gestos”. O “Café Suspenso” é um projeto movido pela bondade do quotidiano, pelas pequenas ações que levam a grandes sorrisos. Visita um dos estabelecimentos aderentes e deixa um café pago, ou algo mais. Qualquer outra pessoa pode, ao visitar esse estabelecimento, usufruir do que deixaste “suspenso”. É mais do que oferecer um café, é dar conforto e bem-estar. O momento que transforma um dia mau num dia bom.

Dia da Saúde Mental

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2013 - 2017

Aproximadamente uma em cada quatro pessoas em todo o mundo sofre de algum tipo de doença mental. Uma estatística preocupante que se esconde atrás dos tabus e preconceitos que a saúde mental ainda acarreta. Com o “Dia da Saúde Mental” consciencializamos a comunidade para a importância desta na nossa vida. A escrita de cartas para nós próprios ou a construção de origamis são formas de promoção do bem-estar físico, mental e social, exploradas por este projeto. Mas mais que isso, ao tirarmos um tempo e abrirmos um espaço para discutir e aprender mais acerca da saúde mental, podemos ajudar milhões de pessoas por todo o mundo.

Free Hugs

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2016 - 2020

O “Free Hugs” é a representação mais fiel do que chamamos “random acts of kindness”. Um movimento social onde os nossos voluntários, de cartazes bem no alto, oferecem abraços a estranhos. Aparentemente simples, este gesto é capaz de mudar o dia a alguém, de trazer cor e alegria a qualquer pessoa. Porque o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, e é como esse espírito que levamos o coração cheio de amor, felicidade e conforto.

Green Friday

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

2018 - 2021

O “Green Friday” é uma iniciativa de sensibilização ambiental, restauração da floresta autóctone e promoção do comércio local. Por altura da “Black Friday”, em colaboração com estabelecimentos de comércio local de Aveiro, organizamos um fim de semana dedicado a ajudar o ambiente. Durante esses dias, o valor das compras feitas nos estabelecimentos é “convertido” em árvores nativas que são depois plantadas na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Guardiões da Natureza

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

2018 - 2021

“É nos mais pequenos que está o futuro!”. Seguindo este velho ditado o “Guardiões da Natureza” leva às escolas uma estratégia dinâmica e divertida de educar os mais novos para a conservação ambiental. Através de workshops, jogos e outras atividades lúdicas, complementa-se o atual método de ensino formal. Promove-se o enriquecimento científico e cultural dos jovens a par do desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas e aptidões sociais.

I Love Aveiro

Cultura, Arte e Criatividade

Cultura, Arte e Criatividade

2013 - 2021

A identidade de uma cidade não se reduz às suas estradas, prédios e pontes. Esta é criada pelo coletivo de histórias individuais que se entrecruzam e que, no seu conjunto, formam uma herança cultural. O “I Love Aveiro” partiu de uma intervenção artística naquela que é hoje a escadaria mais conhecida da cidade, para se tornar numa plataforma de valorização dos aveirenses e das suas histórias. Imortalizamos a identidade aveirense num compêndio de histórias enquanto se promove o envolvimento da comunidade na preservação do património cultural, histórico e etnográfico.

Natal de Palmo e Meio

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2019

O que é que torna o Natal, especial? Juntámos os mais pequenos para responder a esta e outras perguntas e assim nasceu o “Natal de Palmo e Meio”. Um pequeno vídeo no qual falámos com as nossas estrelas em miniatura sobre os seus costumes e tradições de Natal. Um projeto que faz crescer o espírito natalício e aquecer os corações num ambiente de felicidade, bem-estar, boa disposição, muita brincadeira e inocência.

Origami Art Attack

Intervenção Urbana

Intervenção Urbana

2012 - 2020

Às vezes só precisamos de um pouco mais de cor nas nossas vidas! Com o “Origami Art Attack” fazemos uso desta arte milenar japonesa para criar centenas de formas, das mais simples às mais complexas e intrincadas, e espalhar a cor pela cidade dos canais. Desta forma, desenvolvemos a criatividade e a expressão artística como ferramentas de intervenção social, ao mesmo tempo que criamos momentos de relaxamento e serenidade para o corpo e mente.

Patrulha da Beata

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

2020

Sabias que as beatas, quando deixadas no chão, demoram mais de cinco anos a se degradar? E que podem ser ingeridas por animais provocando a sua asfixia? Além do impacto direto na saúde, os cigarros e as beatas representam uma das maiores fontes de poluição no meio ambiente. A “Patrulha da Beata” surge com o propósito de percorrer as ruas de Aveiro em busca do maior número de beatas indevidamente descartadas, garantindo-lhes um tratamento apropriado e seguro para o ambiente.

Plantar o Futuro

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

2014 - 2021

O “Plantar o Futuro” assenta na ideia de que, “se cada um de nós plantar uma árvore, um dia teremos uma floresta”. O projeto representa um movimento pela defesa da floresta nativa e do seu valor na mitigação das alterações climáticas, resiliência contra incêndios e conservação da biodiversidade. Desafiamos os alunos, professores e funcionários da Universidade de Aveiro a adotar uma árvore nativa, cuidar dela e, por fim, plantá-la e ajudar a erguer uma floresta.

Postais de Aveiro

Cultura, Arte e Criatividade

Cultura, Arte e Criatividade

2020 - 2021

A cada dia que passa, as valiosas histórias, que outrora passaram de geração em geração, vão se perdendo. Histórias que se escondem nas paisagens ou nos edifícios mais emblemáticos de Aveiro. Com os “Postais de Aveiro” procuramos eternizar uma parte dessa herança cultural. Cada postal, único e especial, conta através da aguarela o património escondido em cada rua e em cada canal. Pinturas das paisagens de locais icónicos como o Farol da Barra, a Ponte dos Botirões ou as Salinas de Aveiro dão um novo colorido a uma carta para alguém especial.

Precisas? Então, Leva!

Intervenção Urbana

Intervenção Urbana

2015 - 2021

E se, de repente, encontrasses um armário vermelho na rua? Paravas para o observar? A isto chama-se marketing de guerrilha. No “Precisas? Então, leva!” fazemos uso desta poderosa ferramenta para alertar a sociedade para as necessidades dos grupos mais vulneráveis. Com a criação de uma rede de pontos de recolha de bens essenciais, em escolas e centros comerciais, pretendemos apoiar instituições locais de solidariedade no seu suporte a famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo.

Projeto Au-Au

Inclusão e Sensibilização Social

Inclusão e Sensibilização Social

2019

Em Portugal são abandonados cerca de 10 000 animais por ano, encontrando-se os centros de recolha, canis e associações de animais sem os meios e recursos para dar resposta a esta situação. Com o “Projeto Au-Au” procuramos apoiar associações locais de animais na sua missão, divulgando o seu trabalho pela comunidade. “Cãominhadas” pela cidade, recolha de alimentos e outros bens e “conversas online” com profissionais da área são algumas atividades que realizamos pelos nossos “patudos”!

Projeto Valentino

Intervenção Urbana

Intervenção Urbana

2013 - 2021

O amor está no ar no que é o dia mais romântico do ano, o Dia dos Namorados! Com o projeto “Valentino”, assumimos o papel de Cupido para aquecer os corações dos aveirenses. Desde caixas com rosas espalhadas pelas ruas, abraços e chocolates, a conversas sobre temas mais sérios como o das relações tóxicas, trazemos algo de diferente e original todos os anos.

Recantos de Aveiro

Cultura, Arte e Criatividade

Cultura, Arte e Criatividade

2018

Só quem se perde nas ruas da “cidade dos canais” é que realmente descobre Aveiro. O “Recantos de Aveiro” procura desvendar os segredos da nossa cidade através de um concurso de fotografia. O resultado? Uma fantástica coleção de fotografias que revela Aveiro através de enquadramentos, pontos de vista e composições únicas e originais. Os autores dos trabalhos selecionados pelo júri foram premiados e as suas obras expostas numa exposição fotográfica na Universidade de Aveiro.

Refresca a tua Mente!

Intervenção Urbana

Intervenção Urbana

2018 - 2021

Os hábitos de leitura em Portugal encontram-se entre os piores da União Europeia. O "Refresca a tua Mente" surge como uma forma original e disruptiva de estímulo à partilha de livros e à prática da leitura. Através desta iniciativa convertemos frigoríficos avariados em pontos de “bookcrossing” onde qualquer pessoa pode deixar ou encontrar um livro para ler. Procura pelos nossos frigoríficos nas cidades de Águeda, Oliveira de Azeméis e Estarreja, encontra o teu livro de eleição e “refresca a tua mente!”.

Símbolos de Felicidade

Cultura, Arte e Criatividade

Cultura, Arte e Criatividade

2020 - 2021

O que é a felicidade? Não acreditamos em respostas certas ou exatas a esta pergunta. A felicidade vem em diversos formatos, tamanhos, sons e cores. Com o “Símbolos de Felicidade” engendrámos um mecanismo de alta tecnologia que nos permite ver a felicidade nas suas mais variadas formas. Desafiamos quem encontra o nosso painel a desenhar o que, para eles, é a felicidade. Mas atenção, “smiles” não contam!

TEDxAveiro

Cultura, Arte e Criatividade

Cultura, Arte e Criatividade

2010 - 2021

O TEDx é uma iniciativa criada no espírito da missão global do TED de descobrir "ideias que merecem ser partilhadas". Mais de 3 000 eventos são realizados anualmente por todo o mundo. O TEDxAveiro é realizado a nível local, por Aveirenses, mas tem-se vindo a afirmar a nível nacional como um evento de referência. É um dos mais importantes eventos de promoção da criatividade e do empreendedorismo em todo o país. Queremos partilhar ideias que nos ajudem a tornar o mundo melhor.

Um Dia Quero...

Intervenção Urbana

Intervenção Urbana

2020 - 2021

Quando foi a última vez que perseguiste um desejo? Um sonho? Aquela vontade de sair, correr, explorar, conhecer, provar, sonhar, sentir e ser melhor? O fácil parece cada vez mais confortável, o desafio, cada vez mais atribulado e, “vendo bem, já tenho o que preciso, o que mais posso querer?”. Procurando desafiar as leis da física e combater a inércia que nos impede de sonhar, agir, fazer e mudar, criámos o “Um Dia Quero…”. Cria metas, objetivos e desejos, escreve-os no nosso quadro e conquista-os!