Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade

Um elogio por um sorriso

Quem passou pelo Fórum Aveiro, durante a tarde do dia 21 de setembro, foi surpreendido por um cenário que os transportou numa verdadeira viagem no tempo.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 42 segundos

© Helder Berenguer

Quando foi a última vez que foste elogiado por alguém ou fizeste o mesmo a outra pessoa?

As redes sociais e a pandemia têm vindo a ter um impacto negativo direto na nossa autoestima e saúde mental e os elogios caíram em desuso devido à atitude crítica que cada vez mais adotamos em relação a nós mesmos e aos outros. O ato de elogiar não só fortalece a autoestima, como também aumenta a motivação das pessoas. Receber um elogio muitas vezes faz-nos acreditar em nós, gostar daquilo que vemos no espelho ou até colocar um sorriso nas nossas caras num dia que está a ser menos bom. Dar e receber aquilo que se tem de melhor para oferecer, ensina-nos que a bondade é algo intrapessoal.

Mostrar que um bom elogio é transversal a todas as épocas e que a bondade está longe de estar fora de moda, foram os objetivos que marcaram o projeto mais recente da Agora Aveiro, a “Banca dos Elogios”. Sobre um cenário vintage, com materiais cedidos pela Antiqualha, foi impossível ficar indiferente à estrutura que se ergueu junto à Ponte Laços de Amizade.

Os voluntários distribuíram cartões com mensagens positivas personalizadas, escritas em tempo real, à mão ou usando uma máquina de escrever, a quem por eles foi passando. O mote “alegra o teu dia-a-dia” não podia ter sido mais bem aplicado e, no “Dia Mundial da Gratidão”, foram muitos os sorrisos que se obtiveram de um gesto simples que realçou a importância de relembrar às pessoas o quão especiais são.

A “Banca dos Elogios” faz parte do projeto “Random Acts of Kindness” da Agora Aveiro. Foi feito em parceria com a Antiqualha, o Fórum Aveiro e a Quero Imprimir. Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Corpo Europeu de Solidariedade e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Ana Cristina Rodrigues