Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Os Vigilantes da Natureza regressam a Aveiro!

Durante os últimos meses, os Guardiões da Natureza foram avistados no Parque da Cidade e no Ecocentro de Aveiro, onde trouxeram na manga várias experiências com o objetivo de incentivar os mais novos a preservar a natureza!

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 50 segundos

© Helder Berenguer

Os Guardiões da Natureza estão sempre à caça de novas oportunidades para defender a biodiversidade e o planeta Terra, trazendo consigo um conjunto de atividades enriquecedoras prontas a sensibilizar e educar crianças de todas as idades. Os seus últimos avistamentos ocorreram nos dias 10 e 11 de junho, durante a edição de 2023 do “EcoAventura” e no dia 29 de julho, quando participaram em mais um fim de semana das “Atividades no Ecocentro”.

O “EcoAventura” é um evento anual promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e que tem como objetivo sensibilizar as crianças para a importância do desenvolvimento sustentável e da proteção ambiental. Uma das atividades mais populares foi o "Microcosmos", onde os Guardiões da Natureza instalaram uma estação de observação composta por um microscópio digital e convidaram os mais curiosos a conhecer um universo que normalmente é invisível aos nossos olhos, revelando perigos dos contaminantes “invisíveis” como microplásticos e microfibras sintéticas, cada vez mais comuns nos oceanos e nas nossas praias.

Para aqueles que gostam de colocar mais a mão na massa, também houve tempo para a construção de pequenas “Bolinhas de Sementes”, onde os participantes aprenderam sobre o poder das sementes e sua importância na regeneração das florestas. Com o auxílio dos nossos voluntários, as crianças moldaram uma mistura de terra, argila e sementes de plantas comestíveis, prontas para serem levadas para casa e plantadas.

Já em pleno calor de Verão, os Guardiões da Natureza voltaram a sair da toca com as atividades dos “Segredos do Solo” e “Mergulhos Ácidos” para invadir o Ecocentro de Aveiro num fim de semana de “Atividades no Ecocentro” em colaboração com a Veolia, a empresa responsável pela gestão sustentável de resíduos em Aveiro.

Durante os “Segredos do solo”, um conjunto de pequenos detetives procuraram desvendar os mistérios dos solos. Com esta experiência, foi possível conhecer que o solos não são todos iguais e como o seu comportamento promove a filtragem natural de poluentes e contaminantes. 

Por sua vez, durante os “Mergulhos Ácidos” foi demonstrada a influência da acidificação dos oceanos nas diversas espécies aquáticas, em especial nos corais e nos seres que usam as conchas como a sua casa. Durante a realização desta experiência, que teve como ingredientes principais a água do mar, o vinagre e as conchas, foram colocadas muitas questões pelos mais novos, que demonstraram muita curiosidade sobre como podemos salvar os nossos oceanos.

A participação dos Guardiões da Natureza no “EcoAventura” e nas “Atividades no Ecocentro” destacaram-se pelo ambiente imersivo, assim como pela abordagem interativa e educativa dos voluntários que dinamizaram as atividades. Desta forma, despertou-se nas crianças um interesse renovado pelo meio ambiente e pela ação climática, incentivando-as a se tornarem elas próprias uma nova geração de defensores da natureza!

O “Guardiões da Natureza” faz parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Carlos Correia