Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

CSI Animal: Desvendando os Mistérios do Lobo e do Tubarão

Uma nova perspetiva sobre uma história clássica e um frenesim mediático acerca de um acidente que aconteceu numa praia dão o mote para refletir sobre a importância da Biodiversidade: terão os animais mais medo de nós do que nós deles?

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 28 segundos

© Helder Berenguer

No dia 28 de outubro, a convite da Veolia, o Ecocentro Municipal de Aveiro foi palco da segunda edição do CSI Animal. Contando com a participação da Obra da Criança, de Ílhavo, e da Cáritas, de Aveiro, os “Guardiões da Natureza” reuniram uma equipa de pequenos (mas grandes) investigadores para desvendar mistérios relacionados com a Biodiversidade.

Envolto no clima assombroso do dia mais assustador do ano, o Dia das Bruxas, os “Guardiões da Natureza” colocaram a questão: “terão os animais mais medo de nós do que nós deles?”. Com esta questão em mente, os participantes assumiram o papel de detetives e comprometeram-se a investigar as causas do desaparecimento de duas espécies de animais que, embora assustadoras, são, na verdade, fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Sem nunca se mostrarem apavorados, foi com grande entusiasmo que resolveram os diferentes enigmas, regressando a casa com uma consciência renovada acerca dos problemas que afetam estes e tantos outros animais da nossa biosfera. 

Por agora, damos mais um passo no sentido de despertar e encorajar o interesse dos mais novos quanto ao impacto da atividade humana na biodiversidade, mas nada nos garante que o caos não possa regressar. Nada é certo neste mundo, e com isto é importante salientar que os “Guardiões da Natureza” permanecerão atentos a potenciais crimes, contando sempre com a ajuda dos nossos confiáveis e ativos detetives.

O “Guardiões da Natureza” faz parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Gabriela Duarte