Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Erasmus+

Karlovac abraça a Gestão Sustentável de Projetos

A Mariana Martins e o Saman Hashemi participaram num Curso de Formação na Croácia, entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, organizado pela Associação Carpe Diem. Foi isto que trouxeram de lá!

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 54 segundos

© Mariana Martins, Saman Hashemi

Um Curso de Formação (Training Course) revolucionário na pitoresca cidade de Karlovac, na Croácia, teve lugar entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro. A formação, intitulada "PRiSM – Projects Integrating Sustainable Methods", organizada pela Carpe Diem, atraiu participantes de onze países diferentes, solidificando-se como uma plataforma global para a partilha de conhecimentos e práticas ambientalmente responsáveis.

Durante o curso intensivo de uma semana, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre práticas de gestão sustentável de projetos, abordando questões críticas relacionadas com o meio ambiente e a gestão eficiente de recursos. O evento foi um verdadeiro cruzamento de culturas e perspetivas, com participantes de onze nacionalidades diferentes, incluindo participantes da Croácia, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Azerbaijão, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia e Roménia. Essa diversidade enriqueceu ainda mais as discussões e permitiu que os participantes partilhassem experiências dos respetivos países, promovendo uma compreensão global mais profunda sobre a gestão sustentável de projetos.

Os organizadores do curso destacaram a importância de promover práticas de gestão sustentável de projetos, enfatizando a responsabilidade coletiva de todos os envolvidos em fazer a diferença na proteção do meio ambiente. Durante o curso, os participantes aprenderam a integrar estratégias de sustentabilidade em todas as fases de um projeto, reduzindo o impacto ambiental e criando valor agregado para as partes interessadas. Um dos aspetos mais relevantes foi a oportunidade de aplicar os conceitos abordados em projetos reais, fornecendo aos participantes uma experiência prática. A iniciativa não só promoveu a gestão responsável dos projetos, mas também criou uma rede global de jovens comprometidos com um futuro mais sustentável.

Este evento foi um lembrete inspirador de como a colaboração internacional pode moldar o futuro da gestão de projetos e do meio ambiente, colocando a sustentabilidade no centro das nossas ações.

O Curso de Formação “PRiSM – Projects Integrating Sustainable Methods” foi organizado pela Carpe Diem. Este curso foi financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia através da Ação-Chave 1 - Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem.

Agora Aveiro