Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Inclusão e Sensibilização Social

Semear o presente com os frutos do passado

Para assinalar o Dia Internacional das Florestas, os Guardiões da Natureza foram até à IPSS Florinhas do Vouga para dar início a um ciclo de atividades relacionadas com a promoção da Agricultura Urbana e consciencialização da comunidade para práticas de alimentação equilibrada.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 46 segundos

© Helder Berenguer

Numa manhã cheia de atividades, 70 crianças do ensino pré-escolar (dos 4 aos 6 anos) tiveram a oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais sobre os diferentes alimentos provenientes da natureza. Num primeiro momento, foi explorado o universo das sementes e a forma como estas dão vida às plantas que nos rodeiam, através de mais uma edição do “Workshop de Seed Bombs” (Bombas de Sementes). Com o conhecimento adquirido, os participantes foram desafiados a plantar um pequeno feijão no “Atelier de Germinação” e a analisar a forma como este se irá gradualmente “transformar” numa nova planta. Estas atividades serviram como mote para a plantação da “Horta dos Guardiões da Natureza” num espaço dedicado das instalações da IPSS Florinhas do Vouga que, a partir de agora, conta com um conjunto de produtos agrícolas, tais como morangos, pimentos, pepinos, tomates, cebolas, couves e cenouras.

A plantação de uma horta na cidade de Aveiro é uma das atividades do projeto  “Guardiões da Natureza” para o ano de 2024. Esta tem como propósito a promoção da agricultura urbana, a consciencialização da comunidade aveirense para a importância de práticas de alimentação saudável e a criação de uma plataforma intergeracional para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Neste sentido, esta ação contou com a participação de 8 idosos do Centro de Dia do Florinhas do Vouga que, ao longo de toda a manhã, tiveram a oportunidade de partilhar as atividades da horta com as crianças do pré-escolar.

Em paralelo, a Agora Aveiro levou até à Florinhas do Vouga a segunda edição do projeto “Jogos sem Idade” que tem como objetivo proporcionar aos mais velhos um dia fora do habitual, onde recordam as canções e os jogos da suas infâncias e juventudes. Esta atividade, que contou com a ajuda dos jovens do Clã Académico de Aveiro (CAAv), serviu de ponto de partida para a partilha de histórias e conversas entre os idosos, as crianças e os voluntários da Agora Aveiro, criando-se assim um momento muito especial de partilha e ternura.

Assim, ouvindo os mais velhos e ensinando os mais jovens, fortalecemos a nossa comunidade, reforçando o compromisso com a educação ambiental e o bem-estar da comunidade.

Os “Guardiões da Natureza” regressarão na próxima quarta-feira, dia 27 de março, às 16h00, para uma conversa online coorganizada pela Associação ACTUAR sob o tema “Jovens, capacidades e experiências da sociedade civil de Aveiro” onde será abordado o papel das associações de jovens e da educação ambiental no âmbito da “ação coletiva para o direito humano à alimentação adequada”. As inscrições estão abertas e disponíveis através deste formulário.

Os “Guardiões da Natureza” e os “Jogos Sem Idade” são desenvolvidos pela Agora Aveiro e fazem parte dos projetos “Plantar o Futuro” e “Random Acts of Kindness”, respetivamente. Contam com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Beatriz Santos