Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

80 kg de lixo que já não poluem mais a nossa Ria

No passado sábado, dia 9 de outubro, a Agora Aveiro e o BioRia Estarreja realizaram uma recolha de lixo nas margens da Ria de Aveiro, em Veiros

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 30 segundos

© Helder Berenguer

Estima-se que, todos os anos, vão parar aos oceanos entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas de plástico. Desde o ano passado, com o surgimento da pandemia, estes números têm vindo a aumentar. São milhares de máscaras e luvas que, indevidamente descartadas, acabam no mar, contribuindo para uma situação já de si complexa. A poluição continua a ser um dos grandes problemas em todo o mundo com a poluição marinha a aumentar a cada ano que passa. Não há cidade que escape a esta ameaça e Aveiro não é exceção. É importante manter o sítio onde vivemos limpo, saudável, para que o possamos aproveitar todos os dias e receber a sua felicidade em troca. Mesmo com multas para quem descarta o lixo em espaços públicos, na maioria dos casos ainda não é visível uma mudança de atitude por parte da comunidade...

Assim, torna-se necessário intervir e promover esta mudança. É aqui que entra a Agora Aveiro, com o seu projeto “CleanUp Aveiro”! Depois de recolhermos 65 kg de lixo nas praias da Costa Nova e da Vagueira no dia 8 de maio, decidimos que era tempo de deixar outro local emblemático mais limpo: a Ria de Aveiro.

Para isso, na manhã de 9 de outubro, juntámo-nos ao BioRia Estarreja, arregaçámos as mangas e calçámos as luvas e as galochas. Realizou-se assim a segunda ação do projeto CleanUp Aveiro, uma recolha de lixo na Ribeira Nova, em Veiros (Estarreja). Em 3 horas foram recolhidos 80 quilogramas de lixo, incluindo várias embalagens e tipos de plásticos, garrafas de vidro, meias, luvas, tecidos, beatas de cigarro e ainda (vejam lá bem) uma televisão e um pneu. Este lixo foi devidamente separado no momento da ação e recolhido por funcionários do EcoCentro do Município de Estarreja, onde lhe será dado o tratamento adequado.

No entanto, este projeto ainda está longe de terminar. Infelizmente, uma ação não chega para acabar com todo o lixo e ainda há muito a fazer. Tentamos que as pessoas fiquem sensibilizadas através destas ações, que não fiquem a ver navios moliceiros e que façam a sua parte na preservação do ambiente. Muito em breve a nossa Patrulha da Limpeza vai voltar a sair à rua e tem as beatas de cigarro como o próximo alvo.

A Recolha de Lixo na Ria de Aveiro é a segunda de três ações integradas no projeto “CleanUp Aveiro”. Foi realizada em parceria com o BioRia Estarreja e com a Câmara Municipal de Estarreja. Conta com o Glicínias Plaza, a FNAC Aveiro, a Bxpress e a Grestel como Main Sponsors e a S-Vitech como Golden Sponsor. Tem ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Beatriz Santos