Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Vamos todos dar um desconto à floresta?

De 22 a 28 de novembro decorreu a 4ª edição do Green Friday no comércio local de Aveiro.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 35 segundos

© Helder Berenguer

Desde 2018 que lançamos este desafio à comunidade aveirense, um pequeno gesto para apoiar o comércio local contribuindo, simultaneamente, para a reflorestação da região de Aveiro. Com o mote “Dá um desconto à floresta”, e em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe - Cacia e a Câmara Municipal de Aveiro, os aveirenses são chamados a ter um papel ativo nesta iniciativa de sensibilização ambiental, que tem vindo a crescer ano após ano, sendo que esta edição contou com cerca de 20 estabelecimentos aderentes pela cidade de Aveiro.

Por cada compra de valor igual ou superior a 5 euros, realizada em qualquer um dos estabelecimentos aderentes, foi oferecido aos participantes um desdobrável com um Guia de Separação de Resíduos, elaborado com o apoio da Sociedade Ponto Verde e ainda uma pequena planta aromática, num vaso biodegradável, acompanhada por um pequeno cartão com dicas de cuidado e sobrevivência. Tomilho, orégãos, coentros, rúcula ou salsa foram as espécies escolhidas como símbolo de participação no nosso projeto, adquiridas junto da Plantaveiro.

Como já é habitual, esta iniciativa realiza-se em coincidência com a “Black Friday” apelando a um consumo mais consciente e sustentável no comércio local. Na Agora Aveiro é nisto que acreditamos e esta é a vontade que nos move. E tu, já deste um desconto à floresta?

O “Green Friday” é uma ação integrada no projeto “Plantar o Futuro”, sendo organizada em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe - Cacia e o Município de Aveiro. Conta com o patrocínio da Grestel e Bongás Energias, enquanto Main Sponsor e da Indasa e AREADOBRAS enquanto Golden Sponsor. Teve ainda o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.

Joana Lopes