Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social

Acarta cartas. Não descartes palavras!

Nada aconchega mais uma alma solitária do que umas palavras que amaciem a dúvida da existência. Uma carta pode ser um correio expresso para a felicidade. Há quanto tempo não escreves uma?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 2 segundos

© Helder Berenguer

Chegar a casa ao fim do dia, ir à caixa de correio e ver que há lá um envelope diferente dos outros. Este não tem o ar ameaçador de quem te vai fazer pagar algum imposto, parece até que te sorri! O que será? Corres a tirar a chave do bolso para lhe poderes pôr a mão e lês “Com carinho, do teu amigo desconhecido”. Se o “Agora Escreve-me” funcionasse com correios e eu estivesse envolvida, imagino que fosse algo assim. 

Mas não. O “Agora Escreve-me” é um pouco marginal. Foge ao sistema e decide que é mais giro criar ligações que doutra forma provavelmente nunca se criariam, colidir vidas à espera de serem recheadas. Assim, após uma receção emotiva e bastante calorosa dos nossos participantes na edição do ano anterior, não houve coragem para abortar o projeto e este voltou cheio de coisas para contar! 

Juntámo-nos à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, ao Centro Comunitário da Vera Cruz, às Florinhas do Vouga e ao Centro Escolar de Santiago. O resultado foram 10 semanas, 32 idosos e crianças e inumeráveis partilhas! As conversas? Essas não podemos desvendar, são segredos guardados nos sorrisos dos nossos participantes. Os intermediários foram os voluntários da Agora Aveiro, que todas as semanas se “vestiram” de carteiros para fazer os miminhos chegar a ambas as partes envolvidas. Se ao início se viam envelopes tímidos, a verdade é que tal pouco durou e ao fim de uma semana de trocas, já se viam envelopes bem recheadinhos! 

Este ano, queríamos imenso juntar-nos todos e poder estar na presença de tanto carinho. No entanto, dada a situação frágil em que ainda nos encontramos, foi mais sensato recorrer ao online de novo. Ainda assim, tal não foi um obstáculo para que os nossos amigos passassem a associar um rosto à caligrafia que os visitou durante estes meses, de outubro a dezembro. Tenho uma grande esperança que alguns deles venham a continuar as suas trocas, mesmo sem os “duendes especiais dos correios”. 

A curiosidade de saber mais sobre a pessoa que nos escreve, o sentir que lhe damos algo sem sequer precisarmos de ir muito longe… Tudo isso é algo que caracteriza esta ação. Afinal, basta sentares-te confortável na tua secretária. Se preferires no chão de pernas traçadas e de caderno apoiado nos joelhos. A tua escrita flui melhor deitado de bruços? Força! É como preferires, no entanto, não deixes de pegar numa caneta, lápis, marcador, o que seja e escrever uma carta ainda hoje para enviar a alguém querido. Pode até ser uma carta anónima para deixares num banco de rua para quem por lá passar. Solta as tuas palavras e envia um expresso de felicidade a alguém. É tão simples! E não, desta vez, uma sms não vale! Perde algum tempo a recorrer ao analógico, vais ver que compensa!

O “Agora Escreve-me” é uma ação que faz parte do projeto “Encontro de Gerações”. É realizada em parceria com o Centro Escolar de Santiago, Florinhas do Vouga, Centro Comunitário da Vera Cruz e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. Conta também com o patrocínio da Quero Imprimir enquanto Main Sponsor e com o apoio do Município de Aveiro, Corpo Europeu da Solidariedade, Programa Geração Z  e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Liliana Macedo