Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade
  • Intervenção Urbana

Obra em Palavras

No passado dia 15 de maio, foi feita obra no Forum de Aveiro. Uma obra onde as palavras reinaram como forma de sensibilizar contra o assédio e a violência verbal.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 35 segundos

© Helder Berenguer

Os andaimes saíram mais uma vez à rua, desta feita para intervir junto com a obra poética do “Poesia de Andaime”. Este projeto, organizado pela Agora Aveiro, visa alertar a comunidade para a forma como nos expressamos. A liberdade deve ser um direito adquirido, mas também respeitado. Possui-la traz consigo uma responsabilidade acrescida, devemos saber usá-la sem pôr em causa a liberdade do outro. 

Com tudo isto em mente, no dia 15 de maio, domingo, um grupo de poetas decidiu meter mãos à obra no Forum de Aveiro. Equipados a rigor e com todos os materiais à disposição, montaram todo um espaço de desconstrução poética. Um espaço de intervenção, que através da poesia, procurou  levar o seu público a refletir sobre  a liberdade de expressão e tudo o que a ultrapassa, como casos de assédio e de violência verbal.

Ao longo de todo o dia vários foram os poemas declamados pelos seus próprios autores, reforçando a importância da reflexão como um meio construtivo para a mudança de atitudes e mentalidades.

Esperemos que quem esteve presente tenha sido incumbido deste espírito de desconstrução, na busca por quebrar paredes de comportamentos intrusivos, e por edificar fortes pilares de respeito entre todos. Porque muito mais do que qualquer obra de betão, é preciso construir pontes e laços de empatia, para construirmos uma verdadeira obra humana. 

O “Poesia de Andaime” foi realizado em colaboração com o Forum Aveiro e com a Fnac Aveiro. Contou com o apoio da AreaDobras, enquanto “Main Partner”, da Catari como “Golden Partner” e Casa Martelo como “Silver Partner”. Contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Joel Cardoso