Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

CSI Animal

Animais extintos ao longo dos anos por toda a face da Terra? Soa suspeito. Os Guardiões da Natureza reuniram a melhor equipa de detetives para desvendar este mistério.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 53 segundos

© Liliana Macedo

Vestígios de vidas extintas, ou quase extintas, foram deixados por aí à espera que alguém desvendasse o que, ou quem, esteve por detrás do desaparecimento de espécies completas da face do planeta Terra. Os Guardiões da Natureza pegaram nos arquivos em suspenso e abriram estes casos enigmáticos, resolvendo - os com a ajuda da sua equipa de detetives. Dia 29 de outubro, no Ecocentro Municipal de Aveiro, a convite da Veolia, o espaço transformou - se numa verdadeira zona de crime, à espera de ser explorada. 

A época é conhecida pelos espíritos andarem por aí a pairar no mundo dos comuns mortais e, assim, parece que os espíritos destes animais a quem não foi dada a justiça, vieram aproveitar para pedir ajuda. Ainda que jovens, os nossos inspetores estiveram atentos às evidências deixadas e, sempre perspicazes nas suas deduções, conseguiram fechar estes casos que estavam em aberto com sucesso. 

Graças aos nossos serviços laboratoriais presentes no local de crime, os resultados foram apurados com rapidez. No entanto, não se puderam divulgar os detalhes ao público já que se tratam de dados ultra secretos e confidenciais. Digamos apenas que os nossos inspetores passaram uma boa tarde de investigação e voltaram para casa com um sorriso de concretização, assim como informações cruciais para evitar que novos crimes ambientais ocorram às suas mãos. 

Por agora, as investigações estão encerradas, mas com o caos à solta, os Guardiões manter-se-ão atentos e claro, irão sempre contar com os seus detetives especiais para os ajudar nesta missão. Há que manter os olhos bem abertos não vão os monstros do Ecocentro decidir assombrar as ruas de Aveiro! Garantimos que os alimentamos e lhes demos muita atenção, para que ficassem satisfeitos e sossegados na sua casa. Mas o acordo foi que os Guardiões voltassem futuramente para uma visita com atividades divertidas sobre o ambiente! 

O “Guardiões da Natureza” faz parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Teve o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Liliana Macedo