Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Intervenção Urbana

Mais de 150 mil beatas recolhidas das ruas de Aveiro

Entre os meses de abril e junho, o CleanUp Aveiro organizou uma série de recolhas de beatas de cigarro pela Região de Aveiro. Estas ações, que envolveram perto de 1000 participantes, resultaram na recolha de milhares de beatas que ficam agora expostas no Forum Aveiro.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 32 segundos

© Helder Berenguer, João Simões

Sabias que, a cada minuto, cerca de 7 mil filtros de cigarro vão parar ao chão em Portugal? E que estes demoram entre 18 meses a 10 anos para se decompor, libertando milhares de partículas microplásticas no processo? Pois é, os filtros dos cigarros (“beatas”) não são biodegradáveis! São feitas de um tipo de plástico, o acetato de celulose e, na sua composição, contém ainda um “cocktail” de substâncias tóxicas: formaldeído, arsénico, chumbo, nicotina, cobre e uma variedade de pesticidas. Uma vez no ambiente podem ser confundidas por comida pelos animais, acabando facilmente nos nossos pratos. Embora pequena, “só uma beata” é o suficiente para contaminar 1000L de água, a quantidade média que um português utiliza durante uma semana. As beatas representam assim uma grave ameaça para o ambiente, ecossistemas e saúde humana. 

O impacto ambiental dos cigarros não se reduz às suas beatas. Para o cultivo do tabaco, por ano, são desflorestados 200 mil hectares de floresta, com um consumo de cerca de 22 mil milhões de toneladas de água. A produção de tabaco resulta ainda na libertação de 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente a um quinto do CO2 produzido pelos aviões.

Apesar da legislação prever multas pesadas para quem atire beatas, desde 2020 e até maio deste ano, dos meros 600 processos instaurados ao abrigo da “Lei das Beatas”, apenas 162 resultaram em coimas. As nossas ruas, praias e florestas continuam a ser o destino de toneladas de resíduos, sem que se observe uma mudança clara no comportamento individual.

Com o intuito de consciencializar para a importância de manter as nossas ruas (e o planeta) limpos, mobilizámos a comunidade para várias ações de recolha de beatas, um pouco por toda a região de Aveiro. Estas ações, organizadas entre os meses de abril e junho, em conjunto com a Escola Profissional de Aveiro (EPA), contaram com a participação dos Agrupamentos de Escolas José Estêvão e Dr. Mário Sacramento, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Clã Universitário de Aveiro, Associação BioLiving e Exodus Aveiro Fest. No total, contámos com o envolvimento ativo de 998 participantes, tendo-se recolhido 156 665 beatas.

Como forma de sensibilizar toda a comunidade para o problema do descarte indevido de beatas, estas foram colocadas em exposição no nosso “Beatão”, no Forum Aveiro. Esta estrutura, construída pelos nossos parceiros, S-Vitech e Consórcio EPA-Ferpinta-Herculano, esteve até agora na EPA, tendo recebido as beatas que foram sendo recolhidas. Ficará nos próximos meses em exibição, acompanhada de uma infografia para, esperamos nós, mudar mentalidades e comportamentos. As beatas serão posteriormente enviadas para a Rede Biatakí, que se responsabilizará pelo seu tratamento e valorização. 

Este momento marca também o lançamento da página do CleanUp Aveiro, que passa a reunir informação sobre todas as atividades realizadas - recolhas de beatas mas, também, ações de limpeza das praias e Ria de Aveiro.

Com todas as condições reunidas, foi com energia e boa disposição que todos os participantes se mostraram focados na recolha do maior número de beatas. Proporcionaram-se, assim, ações com muita animação e trabalho, que realçaram a força do movimento conseguida pela união das pessoas. Juntos podemos construir uma comunidade mais forte e unida. Juntos fazemos a diferença! 

O "CleanUp Aveiro" é um projeto da Agora Aveiro organizado em colaboração com a Escola Profissional de Aveiro. Conta com o Forum Aveiro, Consórcio EPA-Ferpinta-Herculano e JR Mudanças como “Silver Partners”. Teve as parcerias do Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas Mário Sacramento, Clã Universitário de Aveiro, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Rede Biatakí e Associação Bioliving. O projeto tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Helder Berenguer