Uma ação local, um impacto global
Percorrer a rua e reparar nas beatas espalhadas pela calçada ou estender a toalha na praia e constatar que, antes de nós, esteve naquele sítio alguém que deixou para trás uma garrafa de plástico. São pequenos gestos que até podem parecer insignificantes - afinal “é só uma beata!” - mas, quando vamos a somar todas estas pequenas ações, chega-se a uma conclusão inegável e assustadora: o planeta está a ficar cheio de lixo.
O “CleanUp Aveiro” junta os esforços da comunidade - de cidadãos individuais, associações, empresas e outras entidades - em torno de um objetivo comum: fazer das nossas ruas, e do nosso planeta, um lugar mais limpo. O projeto representa um movimento cívico que envolve ativamente a comunidade em ações de recolha de resíduos nas ruas, florestas, rios e praias da região, sensibilizando para uma mudança de pensamentos e atitudes.
1323
Quilos de lixo recolhidos
296K+
Beatas apanhadas
1600+
Voluntários
Como é que o projeto surgiu?
Este projeto nasceu a partir da “Patrulha da Beata”, uma iniciativa organizada pela Agora Aveiro, em 2020, para assinalar o “Dia Mundial do Não Fumador”. Em plena pandemia, e em pouco mais de uma hora, um pequeno grupo de voluntários da associação recolheu cerca de 5300 beatas das ruas de Aveiro. Esta atividade, embora simbólica, serviu de sinal de alerta para o problema do descarte indevido de beatas.
Em 2021, cria-se o atual “CleanUp Aveiro” que, para além das recolhas de beatas, passa também a organizar ações de recolha de lixo na Ria de Aveiro e nas praias da região - Costa Nova, Costinha, Vagueira e Barra.