Sempre gostei de fazer voluntariado, pois ver o impacto positivo que ações simples podem ter na vida das pessoas é algo realmente gratificante. Em menos de um ano envolvi-me em vários projetos incríveis na Agora Aveiro e, sem me aperceber, desenvolvi capacidades de comunicação, trabalho em equipa, planeamento e criatividade. Com a Agora Aveiro tive também a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas com diferentes pontos de vistas. Resumindo, uma experiência que me fez crescer e sorrir!
Na Agora Aveiro encontrei o que procurava já há algum tempo: um grupo de pessoas criativas, recetivas a todo o tipo de ideias e cheias de vontade de mudar o mundo. Envolvermo-nos num processo de "tive uma ideia" e acabar em algo maior que marca a diferença, nem que seja por um dia, é das melhores sensações do mundo.
Entrei na Agora Aveiro por acaso. Já tinha criado uma associação e já tinha pertencido a outra enquanto estudante universitário. Agora vejo-me a participar em projetos fora da caixa, com impacto e com sentido. Passado um ano, que dou conta que também fui eu quem saiu da caixa e aprendi muito com os trabalhos em equipa e com a lide de pessoas muito diferentes de mim.
Juntei-me à Agora Aveiro por este ser um grupo onde a mudança é bem-vinda e esperada e onde somos desafiados a fazer mais e melhor. Um grupo que, com um enorme espírito de equipa e uma incrível capacidade de desenrascanço conseguem tornar pequenas grandes ideias em fantásticos projetos. Projetos feitos de pequenos gestos que podem mesmo mudar o mundo.
Entrei na Agora com aquela comichão de puxar um cordel solto no mundo. Não tinha nenhum objetivo específico, apenas queria ver algum impacto criado por mim no mundo em redor. Em menos de um ano, juntei-me a meia dúzia de projetos interessantes, tive oportunidade de conhecer pessoas de outras realidades deste mundo e acordar às 5 da matina para ir brincar com cordas. Não trocava esta experiência por nada.
Sempre gostei de fazer voluntariado, pois ver o impacto positivo que ações simples podem ter na vida das pessoas é algo realmente gratificante. Em menos de um ano envolvi-me em vários projetos incríveis na Agora Aveiro e, sem me aperceber, desenvolvi capacidades de comunicação, trabalho em equipa, planeamento e criatividade. Com a Agora Aveiro tive também a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas com diferentes pontos de vistas. Resumindo, uma experiência que me fez crescer e sorrir!
Tudo o que acontece no universo busca sentir o sabor da entropia, do caos e da desordem. Também eu buscava essa entropia que me fizesse reagir e posso dizer que a encontrei aqui, na Agora. Encontrei-a no espírito desta excelente equipa, no ambiente criativo das inúmeras reuniões, na excentricidade dos brainstorms, na originalidade das ideias e, ultimamente, no clímax de mudança que os projetos trazem. É na Agora Aveiro que sinto a entropia de agir.
Desde que entrei na Agora Aveiro tem sido uma troca de conhecimentos e novas perspetivas muito gratificante. Mais que uma equipa, somos uma família que trabalha em conjunto para fazer a mudança acontecer. Partilhamos tantas emoções, de entre elas a de chegar ao fim de um projeto e sabermos que teve impacto. E não há melhor sentimento que esse!
A verdade é que saber que mudei o dia de uma pessoa para melhor, faz-me mover montanhas. E aqui, na Agora Aveiro, encontrei um grupo de pessoas, que tal como eu, é feliz a marcar a diferença no outro. Cresci muito, aprendi ainda mais e ganhei novas perspetivas, sinto-me uma pessoa mais feliz e completa. A Agora Aveiro é mais do que fazer a diferença na comunidade aveirense, é marcar a diferença em cada reunião, em cada brainstorming, em cada sorriso e abraço.
Faz parte do ser humano o sentido de pertença, o sentido de concretização e acima de tudo o sentir em amor. Foi na Agora Aveiro que alcancei tudo isto. Foi aqui que eu senti tudo isto! Uma comunidade dentro da comunidade, onde nos é permitido dar vida aos projetos mais ambiciosos e que fazem a diferença, porque, na verdade, é tão fácil dar amor. Quanto mais dás, mais recebes! Estás a fazer a diferença, sorri!
Deparei-me com a Agora Aveiro na procura de algo diferente - desafios que me lançassem para fora da minha zona de conforto, projetos onde poderia aprender e desenvolver novas competências, e uma equipa com a qual pudesse causar um impacto positivo na comunidade. Tenho orgulho em dizer que consegui encontrar tudo isto numa associação que cultiva o desejo da mudança, e que para sempre estará a trabalhar para marcar a diferença.
Encontrei na Agora Aveiro desconforto, aquele desconfortozinho bom de fazer coisas que nunca imaginaria fazer. De saber que estou a crescer e desenvolver-me, juntamente com um grupo de pessoas imbuídas do mesmo espírito. Espírito inquieto e criativo que faz acontecer independentemente dos obstáculos. E o resultado disto é tão bom de ver, é sentir que realmente fizemos a diferença na vida de alguém e isso não tem preço!
Entrei na Agora Aveiro numa altura em queria fazer parte de algo maior, criar a diferença. Aqui, encontrei isso mesmo: a realização de ações que criam um impacto na sociedade, tornando o dia de alguém melhor, e a transmissão de conhecimentos e sensibilização de temáticas que devem ser faladas. Pertencer à Agora Aveiro fez-me crescer, não só pelas soft skills que consegui desenvolver e adquirir, mas principalmente crescer como pessoa.
Deixar o mundo um bocadinho melhor do que o encontrei, desde há muito que tem sido um lema pelo qual me tento reger, por muito que uma gotinha no oceano pudesse parecer. Entrar na Agora Aveiro fez-me perceber que juntos, o trabalho que realizamos, este esforço em fazer a diferença, pode ter real impacto. Encontrar um grupo de pessoas que também se move pelo simples gesto de provocar um sorriso em alguém, no meio de um mundo que tantas vezes nos soa caótico, sabe a esperança.