Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

A Patrulha da Limpeza volta a atacar!

Ao longo de 2023 o "CleanUp Aveiro" contou com diversas ações de limpeza nas ruas do concelho de Aveiro e no areal e ria do concelho de Ílhavo. Estas resultaram na recolha de 150 mil pontas de cigarro e mais de 1,2 toneladas de resíduos, contando com a participação de mais de 1000 voluntários.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 50 segundos

© Helder Berenguer

Percorrer a rua e reparar nas beatas na calçada ou andar na areia da praia e constatar que quase cortamos os pés com vidros deixado para trás... São coisas que até podem parecer insignificantes mas, quando somadas, chega-se a uma conclusão inegável: o planeta está a ficar cheio de lixo.

O projeto “CleanUp Aveiro”, que já conta com três anos de existência, junta os esforços da comunidade - de cidadãos individuais, associações, empresas e outras entidades - num movimento cívico que envolve ações de recolha de resíduos nas ruas, florestas, rios e praias da região, em torno de um objetivo comum: fazer das nossas ruas, da nossa ria e das nossas praias um lugar mais limpo.

No ano de 2023 realizamos duas limpezas da praia, no concelho de Ílhavo, entre os meses de abril e junho, em conjunto com os colaboradores da Grestel, as suas famílias e um grupo de alunos da Escola Profissional de Aveiro (EPA), onde cerca de 160 participantes recolheram uma tonelada de lixo. Entre este lixo encontrámos deste garrafas de vidro a pneus, cordas, latas, gaiolas de pesca, paletes, armadilhas para polvos, loiças e televisões antigas.

No que diz respeito às recolhas de beatas, com o envolvimento de cerca de 840 participantes, conseguimos recolher mais de 150 mil beatas, entre os meses de abril e junho, em conjunto com a EPA, os Agrupamentos de Escolas José EstêvãoDr. Mário Sacramento, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, o Clã Universitário de Aveiro, a Associação BioLiving e o Exodus Aveiro Fest. Como forma de sensibilizar toda a comunidade para o problema do descarte indevido de beatas, estas foram colocadas em exposição no nosso “Beatão”, no Forum Aveiro, entre os meses de julho e setembro. O “Beatão” é uma estrutura, construída pelos nossos parceiros, S-Vitech e Consórcio EPA-Ferpinta-Herculano. As beatas foram posteriormente enviadas para a Rede Biatakí, que se responsabilizará pelo seu tratamento e valorização. 

E não nos podemos esquecer da limpeza da ria. Os voluntários da Agora Aveiro, neste mês de outubro, juntaram-se para uma recolha de resíduos nas margens da ria de Aveiro. Recolheuram-se 102,3 kg de lixo entre o qual, vidro, redes de pesca, fraldas e pneus, no concelho de Ílhavo.

Por fim, ainda conseguimos lançar da página do CleanUp Aveiro (https://agoraaveiro.org/cleanupaveiro), que passa a reunir informação sobre todas as atividades realizadas - recolhas de beatas mas, também, ações de limpeza das praias e Ria de Aveiro.

O “CleanUp Aveiro” é um projeto da Agora Aveiro organizado em colaboração com a Escola Profissional de Aveiro. Conta com o Forum Aveiro, Consórcio EPA-Ferpinta-Herculano e JR Mudanças como “Silver Partners”. Teve as parcerias do Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas Mário Sacramento, Clã Universitário de Aveiro, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Rede Biatakí, Exodus Aveiro Fest e Associação Bioliving. O projeto tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Beatriz Meneses