Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Erasmus+

A Voz dos Mestres

Viajámos no tempo sem precisar de uma máquina - bastaram os nossos ouvidos. Ao longo de vários meses os voluntários da Agora Aveiro foram escutar e recolher histórias de vida dos idosos do Solar das Camélias, em Albergaria-a-Velha.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 51 segundos

© Helder Berenguer

Por vezes parece que vivemos num labirinto de vozes - toda a gente tem uma opinião sobre tudo, toda a gente tem um conselho para nos dar, tudo à nossa volta parece gritar pela nossa atenção. E, ainda assim, há quem não tenha voz, há quem não seja ouvido e que seja deixado de parte. Enquanto jovens temos um mundo pela frente - desejos, vontades, ideias e ideais. Não sabemos o que está para vir e, muitos de nós, nem sabem bem para onde ir. A procura por respostas pode levar-nos a diversos sítios e, a nós, levou-nos até ao Solar das Camélias, em Albergaria-a-Velha. 

Decidimos abrandar um pouco e, através do projeto de Solidariedade Local “Voice of the Masters”, visitar o passado no presente. Um grupo de cinco jovens voluntários da Agora Aveiro juntou-se para uma série de pequenas conversas sobre o que os idosos deste lar tinham para partilhar. São histórias pesadas, anos de vidas bem distintas entre si e passadas num bouquet exótico de realidades que nos fazem refletir sobre muita coisa. Foram entrevistadas doze pessoas que irão agora ver as suas partilhas tingir o papel, naquela que será uma compilação das “Vozes dos Mestres”. Não é fácil ouvir alguns dos relatos… Não romantizemos estas vidas. Algumas têm sido bem desafiantes e a moral é mesmo algo como: por vezes, não é fácil, nem prazeroso, mas a vida continua e nós temos de continuar com ela. No entanto, há também muitos sorrisos tímidos pelo meio das cicatrizes. 

Chamamos de mestres a estes senhores e senhoras, por tudo o que já passaram e viveram, pelos tempos que viram avançar e as mudanças que os atingiram. Não são super-heróis nem sobre-humanos, são pessoas que, frequentemente, são esquecidas pela nossa sociedade. São os ecos do bordado em construção que é a vida humana e as vozes que merecem uma pausa para serem ouvidas, mesmo que seja para contar, pela quinquagésima vez, aquela velha história da sua infância. 

Tentámos ser fiéis ao que nos relataram, no entanto, algumas coisas não conseguimos transmitir. São interações que nos moldam, que em nós ficam guardadas. São tardes bem passadas e das quais saímos recheados de pensamentos e emoções. São vozes que tentamos cristalizar no tempo através da nossa escrita. São conversas que nos fazem relativizar aquilo que nos atormenta, que nos fazem reordenar prioridades.

Se me permitem, deixo-vos com o conselho da minha mestre favorita, a minha avó Rosa, que já cá não está para me dar mais conselhos ou partilhar mais histórias. As que contou, planeio mantê-las vivas. “Sorri, sorri sempre. Porque mais triste que um sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir”.

O Projeto “Voice of the Masters” faz parte do projeto “I Love Aveiro” da Agora Aveiro. Foi organizado em colaboração com o Solar das Camélias no âmbito dos Projetos de Solidariedade do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Liliana Macedo