Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Intervenção Urbana

Free Hugs

Assinalámos o Dia Municipal do Imigrante com uma ação de Free Hugs pelas ruas da nossa cidade.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 17 segundos

© João Simões

O “Free Hugs” é a representação mais fiel do que são os “random acts of kindness”, um movimento social que envolve pessoas que, em público, oferecem abraços a estranhos. Este tipo de ações promovem a integração social e espírito comunitário, motivam a comunidade a ajudar o próximo e trazem cor e alegria ao dia-a-dia das pessoas.

Com base nisto, no passado dia 28 de setembro, assinalámos o Dia Municipal do Imigrante com uma ação de “Free Hugs” no evento que ocorreu no Cais da Fonte Nova em celebração desta data. A ‘Festa da Interculturalidade’ teve como objetivo a promoção e o enriquecimento intercultural do município através da realização de eventos artísticos, culturais e gastronómicos, promotores do respeito e união entre as pessoas de diferentes nacionalidades, a informação e sensibilização da comunidade local para a interculturalidade. O convite partiu do Centro Social Paroquial da Vera Cruz e foi prontamente aceite pelo nosso “Free Hugs Squad”, pois a verdade é que nós adoramos dar abraços e espalhar sorrisos por Aveiro!

Após o evento, percorremos as ruas da cidade de Aveiro até a nossa sede com a mesma energia. Esta ação é demasiado grata para nos cingirmos a um evento. Tivemos pessoas tímidas ou até mesmo a recusar um abraço, mas, para compensar, contámos com outras radiantes, a correr até nós, a pegar-nos ao colo. Fizemos festa com os moliceiros, abraçámos pessoas Aveirenses e de várias nacionalidades, e ainda os nossos amigos caninos.

Como grande conclusão deste dia, afirmamos, com todo o gosto, que conseguimos mudar o dia de todos! O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço e foi neste espírito que acabámos o evento, levando o coração cheio de amor, felicidade e conforto, mas dando o dobro às pessoas com que nos íamos cruzando no caminho. Fiquem alerta, porque o nosso “Free Hugs Squad” pode aparecer em qualquer esquina para confortar a comunidade Aveirense!

Podem ver o álbum completo aqui.

O Free Hugs é uma ação da Agora Aveiro que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. e da Câmara Municipal de Aveiro.

Beatriz Meneses