Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Intervenção Urbana

A Onda Solidária está Imparável!

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Aveiro responderam à chamada e contribuíram com mais de 1600 bens, entre roupa e bens de higiene, que serão entregues a famílias carenciadas e sem-abrigo de Aveiro

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 18 segundos

© Helder Berenguer

A onda solidária chegou e com ela trouxe a ajuda do Agrupamento de Escolas de Aveiro!

As estatísticas mostram uma tendência crescente do número de portugueses em risco de pobreza. Com o aparecimento do novo coronavírus esta situação ficou ainda mais evidente, despoletando um aumento do número de pedidos de ajuda às instituições de apoio social. Com o intuito de contrariar esta tendência, este ano tivemos uma nova edição do “Precisas? Então, leva!” um tanto ou quanto diferentes. As ruas foram trocadas pelas escolas, o levar pelo deixar e o objetivo? Foi alargado!  Recolher mais bens, sensibilizar os mais novos e chegar a mais pessoas em dificuldades, foi aquilo que nos propusemos. Para isso a recolha de roupas e bens de higiene fez-se em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Aveiro. Os bens recolhidos auxiliarão as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais na sua missão junto de quem mais precisa.

Esta Primavera, o armário vermelho do projeto passou por algumas das escolas de Aveiro, com o intuito de sensibilizar os mais novos para este problema. Ao longo dos meses de abril e maio este “Roupeiro Solidário” passou por três estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Aveiro:  Escola Básica da Vera Cruz, Escola Básica João Afonso e Escola Secundária Homem Cristo.

Através da proatividade e iniciativa da comunidade escolar foram recolhidos e entregues mais de 1600 bens essenciais às IPSS Florinhas do Vouga e Centro Social Paroquial da Vera Cruz. Bens como calças e camisas, casacos e mantas, roupa para criança e bens de higiene chegarão a quem mais deles precisa. Com esta pequena ajuda, estas instituições poderão acudir as famílias mais carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo, ajudando-as a ultrapassar esta fase difícil. Esta ação foi recebida de braços abertos por todos os seus participantes, mostrando que a solidariedade aveirense está viva e recomenda-se!

O “Precisas? Então leva!” faz parte do projeto “Underground Division”. Tem como parceiros o Agrupamento de Escolas de Aveiro, as Florinhas do Vouga e o Centro Social Paroquial da Vera Cruz. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Corpo Europeu de Solidariedade, do Programa Geração Z e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

José Vidal