Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Uma Fórmula com Raízes

Foi no passado sábado que, com os esforços combinados dos nossos voluntários e parceiros, a primeira ação do “Plantar o Futuro” passou de várias incógnitas a uma equação com soluções.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 48 segundos

© Helder Berenguer

Após quase dois anos impedidos de plantar árvores em virtude da pandemia, eis que chegou a madrugada de 26 de fevereiro. Voluntários da Agora Aveiro e equipa do Município de Estarreja encontram-se no Percurso de Fermelã, em Canelas, para fazer os preparativos e aguardar ansiosamente a chegada dos parceiros do “Plantar o Futuro”. Uns atrás dos outros, os participantes começaram a chegar, e após um curto tutorial sobre “como plantar corretamente uma árvore”, calçámos as luvas, agarrámos nas enxadas e começámos a retirar áreas e volumes de terra. Foi assim que se deu o início à primeira ação de reflorestação desta 3ª edição do “Plantar o Futuro”.

A fórmula, que tanto tempo esteve no papel, foi a mais simples de aplicar. Só tivemos que agarrar em freixos, salgueiros-negros, amieiros e choupos, subtrair um vaso já com uma certa idade, soltar algumas raízes (não quadradas) e adicionar a árvore ao buraco previamente aberto. O resultado? Uma oportunidade para estas árvores crescerem. Durante a manhã, e com apenas 30 participantes, foram plantadas mais de 200 árvores nativas, contribuindo para a recuperação da floresta nativa. As árvores plantadas vão ajudar a suster os terrenos, filtrar as águas, proporcionar guarida para a biodiversidade local e sombra para os visitantes do percurso.

A escolha das espécies nativas plantadas neste percurso foi também uma função muito linear. Tivemos em consideração as nossas variáveis como a adequação ao local, a proximidade com a água (e a disponibilidade da mesma), assim como a presença de outras espécies nas imediações. Com o passar do tempo, espera-se que estas se desenvolvam e contribuam para o bom funcionamento do ecossistema.

Mas esperem, foram muitos meses de planeamento, para ficarmos apenas por aí. É que sabem, existem várias expressões comprovadas que se utilizam no combate à perda de vegetação nativa. Para além da plantação de árvores autóctones, há uma outra que se salienta com elevado grau de importância: o controlo das espécies invasoras. Por este motivo, a tarde foi dedicada ao descasque de acácias, uma grande ameaça à flora local, num processo que envolve retirar cuidadosamente uma fração circular de casca interrompendo a passagem da seiva elaborada para as suas raízes, fazendo com que estas comecem a secar. 

Com os cérebros cansados de tantos exercícios (e os corpos também), regressámos finalmente a casa com um sentimento de missão cumprida. Daqui a umas semanas regressaremos de novo com os alunos da universidade de Aveiro. Curiosos para saber como corre?

O “Plantar o Futuro” é organizado pela Agora Aveiro, em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Este conta com os patrocínios da Prio Energy, enquanto “Main Sponsor”, Caetano Auto, enquanto “Golden Sponsor” e Casa Martelo, Grestel e Siro enquanto “Silver Sponsors”. Conta ainda com as parcerias do Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, Exodus Aveiro Fest, Plate.pt, e Possibility Design. Tem o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Nuno Afonso