Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

A Green Friday voltou!

Realizou-se mais uma vez pela cidade de Aveiro, “Green Friday”, um evento em colaboração com o comércio local, por um futuro (e compras!) mais sustentável

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

© Helder Berenguer, João Simões

Nos passados dias 28, 29, 30 de novembro e 1 de dezembro, foi lançado um desafio aos aveirenses, decorrendo mais uma edição do “Green Friday”, com a participação de 26 lojas de comércio local de Aveiro. 

Durante estes dias, por cada compra de valor igual ou superior a 5€ nos estabelecimentos aderentes, será plantada uma árvore na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Foi ainda oferecido um saco reciclado e reutilizável alusivo ao projeto, como símbolo do apoio na reflorestação do nosso país. 

Este ano contámos com a parceria da CORDA, uma associação para a dinamização e o desenvolvimento local, social, cultural e económico do comércio e serviços localizados no Bairro Histórico de Aveiro, que estabeleceu o primeiro contacto com as lojas aderentes. As várias espécies de árvores autóctones foram semeadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe de Cacia e serão posteriormente plantadas durante o mês de Janeiro. Como resultado desta ação, serão plantadas 766 árvores, que se juntarão a outras 846 e que, no seu conjunto, ajudarão na recuperação da floresta nativa daquela região de Aveiro!

A realização desta ação, em coincidência com o fim de semana da “Black Friday”, tem por fim a conversão do consumismo desmesurado e inconsciente, em sensibilização ambiental e no consumo sustentável, apoiando o comércio local como alternativa ao comércio de grandes massas e superfícies. 

A "Green Friday" é uma ação integrada no projeto “Plantar o Futuro”, sendo coorganizada pelo Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe - Cacia, associação CORDA e Município de Aveiro. Conta ainda com o patrocínio da EcoMobile Rent a Car e com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Ana Rodrigues