Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade
  • Desenvolvimento Sustentável

Let it Bee

No “Dia Mundial da Abelha”, 20 de maio, levámos para a rua um jardim de origamis com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância dos polinizadores para os ecossistemas.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 59 segundos

© Helder Berenguer

Desde 2018 que o dia 20 de maio é assinalado como o “Dia Mundial da Abelha” e destina-se a sensibilizar a população para a importância destes pequenos, mas importantes, polinizadores. Se associas as abelhas àquele “bichinho” de riscas amarelas e pretas, fica a saber que existem mais de 20.000 espécies diferentes em todo o mundo, não tendo todas essas características riscas. Só em Portugal há registo de cerca de 750 espécies! 

De tão invulgar e fascinante que é este inseto, as curiosidades que se podem mencionar são muitas.  Sabias que todas as colónias de abelhas têm um odor característico? Isto é o que lhes permite identificar quais os membros da sua colmeia e quais os inimigos. No entanto, independentemente da colmeia, todas as abelhas sociais comunicam com uma “dança” em ziguezague.

As abelhas e outros insetos polinizadores são fundamentais na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos. Podem ser pequenas em tamanho mas sozinhas são responsáveis por 80% de toda a polinização, não só de flores, mas também de diversas árvores de fruto e vegetais, alguns dos quais fazem parte da nossa dieta. 

Apesar da sua importância para os ecossistemas e para a nossa alimentação, as populações de abelhas têm sofrido um decréscimo preocupante, resultado das ameaças a que estão sujeitas. Desde a poluição, às alterações climáticas, pesticidas e herbicidas agrícolas, monoculturas, diminuição da vegetação espontânea, doenças e parasitas, como a varroa, e competição com espécies invasoras, como a vespa asiática.

“É preciso agir hoje para que não seja tarde demais amanhã” - foi com esse lema que decidimos sensibilizar a comunidade para a importância das abelhas com o “Let it Bee”. Recorrendo à arte como forma de comunicação, decorámos as ruas com enxames de papel colorido e demos a conhecer pequenos gestos que ajudam a combater o declínio destas espécies. Uma forma simples de ajudar estes insetos é através da plantação de flores “melíferas” como o trigo-sarraceno, a facélia, o linho, o girassol, a calêndula, a tremocilha e a malva. Também podes construir “hotéis para insetos”, pequenas caixas de madeira com ramos, palhinhas e canas de bambu ocas. Muito importante, escolhe mel de apicultores locais que produzam de forma sustentável. É um mel mais amigo do ambiente e das abelhas, livre de antibióticos e outros contaminantes. 

Este não é o primeiro projeto da Agora Aveiro dedicado à proteção do ambiente e dos nossos ecossistemas. O “Plantar o Futuro” é um dos projetos mais conhecidos e marcantes da organização e tem como objetivo, não só a reflorestação mas, principalmente, a sensibilização dos jovens para a proteção ambiental e da floresta nativa.

Estes projetos permitem sensibilizar a comunidade para assuntos importantes sobre o nosso planeta e para as ameaças que os ecossistemas estão sujeitos, muitas vezes pela mão humana. Além disso, também mostram o carinho e preocupação que os jovens têm pelo ambiente.

O “Let it Bee” faz parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Esta ação foi realizada em parceria com a Mocinha Concept Store e contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Catarina Fonseca