Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Erasmus+

Os Mestres do Solar das Camélias

Para que todos tenham acesso às vozes dos mestres que entrevistamos, partilhamos o produto final do projeto “Voice of the Masters”, uma compilação de histórias de vida.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 58 segundos

© Helder Berenguer

Ao longo de vários meses durante o ano passado, conversámos e compilámos histórias de doze idosos residentes no Solar das Camélias, em Albergaria-a-Velha. Fizemos história com histórias, com vidas. E não precisámos de inspiração divina, bastou mesmo sentarmo-nos e ouvirmos quem tinha algo para partilhar. Demos voz às vozes que nem sempre são ouvidas, para que todos as possam ler e reler, para que possamos relembrar que todas as vidas são uma história à espera de ser contada.

Agora, terminado o nosso projeto, estendemos a nossa manta de retalhos para que o mundo possa ler as linhas que a compõem. É uma compilação feita pela Agora Aveiro, no entanto, composta por bocadinhos de muitos locais distintos, de muitas viagens e pensamentos, de experiências, de vidas, de conselhos que tinham para nos dar. 

Esperamos que se percam nestas histórias, como nós nos perdemos nos diálogos que deram origem às mesmas. Porque nem todos os romances são ficção e, deixem-me contar-vos um segredo: todos os escritores baseiam-se em algo que conhecem. Assim, o desafio a quem ler as vozes dos nossos mestres é que viva uma vida tão recheada e repleta de memórias como a destas pessoas. Quem sabe, um dia tornar-se-á também um/a mestre. Há quem diga que “recordar é viver”, mas viver é também criar algo que valha a pena recordar. 

Que as vozes destes mestres vos inspirem a escutar outros, vos façam ver o envelhecer como algo natural e não como a quimera que nos assombra e tantas vezes nos faz descartar estas pessoas. Porque a solidão pode ser combatida com o simples ato de te sentares e ouvires alguém partilhar o que lhe vai na mente.

Podes ler estas incríveis histórias de vida na página do I Love Aveiro: agoraaveiro.org/iloveaveiro

O Projeto “Voice of the Mastersfaz parte do projeto “I Love Aveiro” da Agora Aveiro. Foi organizado em colaboração com o Solar das Camélias no âmbito dos Projetos de Solidariedade do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Liliana Macedo