Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Os Guardiões da Natureza Ficaram na Toca

Este ano os “Guardiões da Natureza” ficaram na toca, mas nem por isso deixaram de “semear o futuro”

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 49 segundos

© Helder Berenguer

A pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19) veio mudar a vida de todos nós. Foi necessário repensar o que era realmente essencial e adaptar-nos a esta nova realidade. Cá, na Agora Aveiro, o impacto também se fez sentir com a reformulação e adaptação de alguns dos nossos projetos e iniciativas. Um deles foi o nosso “Guardiões da Natureza”, o projeto que procura sensibilizar os mais novos para a importância da preservação da floresta autóctone.

Este ano, respeitando as medidas de saúde e segurança decretadas pelas entidades competentes, os nossos Guardiões da Natureza não saíram à rua. Em vez disso, cada um na sua “toca”, reunimo-nos para criar uma coleção de atividades e workshops com enfoque na sensibilização ambiental, proteção dos recursos naturais, reciclagem e conservação da biodiversidade. Deste brainstorm de ideias surgiu um Portefólio de Atividades que, esperamos nós, possamos colocar em prática já no próximo ano letivo nas escolas básicas da cidade de Aveiro. Para que cada criança se torne, também, um “Guardião da Natureza”!

Com o acalmar da situação os nossos guardiões voltaram a juntar-se para uma nova “colheita” de “bombas de sementes”. As já conhecidas bolas de argila, substrato e sementes, que, chegando aos meses de chuva, serão utilizadas para colorir a terra da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, criando assim a base para a plantação de árvores de maior porte.

O “Guardiões da Natureza” é uma ação que faz parte do projeto “Plantar o Futuro”. Conta com o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Helder Berenguer