ONCE IN A LIFETIME OPPORTUNITY

PODES PASSAR ATÉ UM ANO NO ESTRANGEIRO A FAZER AQUILO QUE REALMENTE IMPORTA PARA TI. AH, E COM TUDO PAGO.

O QUE É O ERASMUS+?

As atividades do Erasmus+ dão-te a oportunidade de viajar para o estrangeiro e ter experiências de voluntariado únicas. Permitem-te fazer parte de um grupo de pessoas, cada vez maior, que está dedicado a contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Os projetos de voluntariado podem envolver diversos tipos de atividades, em áreas como arte, património cultural, lazer, desporto, intervenção social, proteção e educação ambiental e sustentabilidade.

24

Voluntários Internacionais Recebidos

15+

Voluntários Nacionais Enviados

19

Projetos Internacionais Coordenados

500+

Participantes nos Projetos

CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE

O “Corpo Europeu de Solidariedade” (CES) é a nova iniciativa da União Europeia (EU) dirigida aos jovens. O CES permite-te fazer voluntariado ou trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. A participação não tem custos associados e o teu projeto pode durar entre duas semanas e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia. Só precisas de ter entre 17 e 30 anos e estar registado na Plataforma do Corpo Europeu de Solidaridade.

Se estás familiarizado com o “Serviço Voluntário Europeu” (SVE), digamos que este programa é o seu sucessor.

residência

Na UE ou país parceiro

duração

2 semanas a 12 meses

condições

Tens que ter entre 17* e 30 anos

* Podes inscrever-te aos 17 anos mas só podes participar num projeto depois de fazer 18 anos.

A que é que tens direito?

A participação no CES não tem custos associados. O que é que isso significa? Que todas as tuas despesas, de viagem, alojamento, alimentação, seguro de saúde, transportes locais e aulas de línguas são financiadas. Recebes ainda dinheiro de bolso (”pocket money”) para as tuas necessidades diárias.

Viagens

Alimentação

Alojamento

"Pocket Money"

COMO TE PODES CANDIDATAR?

Inscreve-te no Corpo Europeu de Solidariedade. Depois de o fazeres ficas integrado numa reserva. Podes depois ser selecionado por uma organização e ser convidado a participar num projeto. Se uma organização te contactar e oferecer um lugar num projeto, não és obrigado a aceitar a proposta: a decisão de participar ou não num projeto é exclusivamente tua.

Neste programa podes e deves ser proativo. Em vez de esperar que uma organização te contacte, podes procurar (por país ou ramo profissional) uma organização que te agrade e entrar em contacto com ela. Normalmente, ser-te-á requerido que envies o teu currículo e uma carta motivacional.

Quando estás a escolher a organização que te pode vir a acolher, duas coisas podem suceder:

- Eles podem já ter um projeto aprovado com uma posição aberta para um jovem português. Isto significa que já existe uma organização parceira em Portugal que está responsável por lhes enviar voluntários e que o projeto irá começar em breve – por vezes numa questão de semanas ou dias.

- Eles podem aceitar a tua candidatura e escrever uma proposta de projeto especificamente para ti. A vantagem é que o projeto se pode adequar mais a ti e poderás eventualmente colaborar na sua criação. No entanto, terás que esperar que o projeto seja aprovado. Neste caso, pode levar 2 a 3 meses até o projeto começar. Se estás a fazer planos para o futuro, esta é uma boa opção. Neste caso, precisarás também de uma “organização de apoio” do teu país. A Agora Aveiro tem o selo oficial de qualidade CES e pode assumir este papel. Fala connosco.

Atenção!

Se já fizeste algum projeto de SVE de longa duração não poderás participar num programa do CSE.

INTERCÂMBIO DE JOVENS

O "Intercâmbio de Jovens" (”Youth Exchange”) dá-te a possibilidade de conheceres jovens de diferentes países, de viver junto com eles durante algum tempo e trabalhar em projetos comuns. Estes intercâmbios têm lugar fora do contexto escolar. Podes participar em atividades como seminários, exercícios, debates, jogos de simulação, atividades ao ar livre e muito mais.

A experiência adquirida durante o intercâmbio é também reconhecida através de um certificado Youthpass.

residência

Na UE ou país parceiro

duração

Habitualmente 5 a 15 dias

condições

Tens que ter entre 17 e 30* anos

* O limite de idade é 50 anos se fores “líder de grupo”.

COMO TE PODES CANDIDATAR?

O ERASMUS+ financia os custos com a viagem bem como os custos relacionados com as atividades. Para participares num Intercâmbio de Jovens tens de estar atento às oportunidades lançadas pelas organizações. A Agora Aveiro, tal como as várias associações da União Europeia abrem candidaturas durante todo o ano. Está atento ao nosso Facebook e Instagram!

FORMAÇÃO E CRIAÇÃO DE REDES DE ANIMADORES DE JUVENTUDE

Esta atividade apoia o desenvolvimento profissional dos animadores de juventude por meio da realização de atividades como seminários transnacionais/internacionais, cursos de formação, eventos de troca de contactos, visitas de estudo etc., ou períodos de acompanhamento no posto de trabalho "jobshadowing"/observação numa organização ativa no setor da juventude no estrangeiro. A participação dos animadores de juventude em tais atividades contribui para o reforço das capacidades da sua organização. Os resultados de aprendizagem deverão ser divulgados.

residência

Na UE ou país parceiro

duração

2 dias a 2 meses

condições

Sem limite de idade

COMO TE PODES CANDIDATAR?

O ERASMUS+ financia os custos com a viagem bem como os custos relacionados com as atividades. Para participares numa formação e criação de redes de animadores de juventude tens de estar atento às oportunidades lançadas pelas organizações. A Agora Aveiro, tal como as várias associações da União Europeia abrem candidaturas durante todo o ano. Está atento ao nosso Facebook e Instagram!