Avançar para o conteúdo principal

Once in a lifetime opportunity

Podes passar até um ano no estrangeiro a fazer aquilo que realmente importa para ti. Ah, e com tudo pago.

Deslizar para o conteúdo principal

O que é o Erasmus+?

As atividades desenvolvidas ao abrigo do programa Erasmus+ dão-te a oportunidade de viajar para o estrangeiro e ter experiências de voluntariado únicas. Permitem-te fazer parte de um grupo de pessoas, cada vez maior, que está dedicado a contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Os projetos de voluntariado podem envolver diversos tipos de atividades, em áreas como arte, património cultural, lazer, desporto, intervenção social, proteção e educação ambiental e sustentabilidade.

34

Voluntários internacionais
recebidos

35

Voluntários nacionais
enviados

30

Projetos internacionais
coordenados

600+

Participantes em
projetos

Corpo Europeu de Solidariedade

O “Corpo Europeu de Solidariedade” (CES) é uma iniciativa da Comissão Europeia dirigida aos jovens. O CES permite-te fazer voluntariado ou trabalhar em projetos, no teu próprio país ou no estrangeiro, em prol de pessoas e comunidades de toda a Europa. A participação não tem custos associados e o teu projeto pode durar entre duas semanas e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia. Só precisas de ter entre 18* e 30 anos e estar registado na Plataforma do Corpo Europeu de Solidaridade.

Se estás familiarizado com o “Serviço Voluntário Europeu” (SVE), digamos que este programa é o seu sucessor.

Residência

Na UE ou país parceiro

Duração

2 semanas a 12 meses

Idade

Entre 18* e 30 anos

* Podes inscrever-te aos 17 anos mas só poderás participar num projeto depois de completares 18 anos.

A que é que tens direito?

A participação no CES não tem custos associados. O que é que isso significa? Que todas as tuas despesas: de viagem, alojamento, alimentação, seguro de saúde, transportes locais e aulas de línguas estão incluídas no programa. Podes ainda receber dinheiro de bolso (“pocket money”) para outras despesas diárias.

Viagens

Alimentação

Alojamento

“Pocket Money”

Como te podes candidatar?

Inscreve-te no Corpo Europeu de Solidariedade. Depois de o fazeres ficas integrado numa “reserva”. Podes depois ser selecionado por uma organização e ser convidado a participar num projeto. Se uma organização te contactar e oferecer um lugar num projeto, não és obrigado a aceitar a proposta: a decisão de participar é exclusivamente tua.

Neste programa podes e deves ser proativo. Em vez de esperar que uma organização te contacte, podes procurar (por país ou ramo profissional) uma organização que te agrade e entrar em contacto com ela. Normalmente, ser-te-á requerido que envies o teu currículo e uma carta motivacional.

Quando estás a escolher a organização que te pode vir a acolher, duas coisas podem suceder:

– Eles podem já ter um projeto aprovado com uma posição aberta para um jovem português. Isto significa que já existe uma organização parceira em Portugal que está responsável por enviar voluntários e que o projeto irá começar em breve - por vezes numa questão de semanas ou dias.

– Eles podem aceitar a tua candidatura e escrever uma proposta de projeto especificamente para ti. A vantagem é que o projeto se pode adequar mais a ti e poderás eventualmente colaborar na sua criação. No entanto, terás que esperar que o projeto seja aprovado. Neste caso, pode levar 2 a 3 meses até o projeto começar. Se estás a fazer planos para o futuro, esta é uma boa opção. Neste caso, precisarás também de uma “organização de apoio” do teu país. A Agora Aveiro tem o selo oficial de qualidade CES e pode assumir este papel. Fala connosco.

Atenção!

Se já fizeste algum projeto de SVE de longa duração não poderás participar num programa do CES

Intercâmbio de Jovens

O “Intercâmbio de Jovens” (“Youth Exchange”) dá-te a possibilidade de conhecer jovens de diferentes países, de viver junto com eles durante algum tempo e trabalhar em projetos comuns. Estes intercâmbios têm lugar fora do contexto escolar. Podes participar em atividades como seminários, exercícios, debates, jogos de simulação, atividades ao ar livre e muito mais.

A experiência adquirida durante o intercâmbio é também reconhecida através de um certificado Youthpass.

Residência

Na UE ou país parceiro

Duração

Habitualmente 5 a 21 dias

Idade

Entre 17 e 30* anos

* O limite de idade é 50 anos se fores “líder de grupo”.

Como te podes candidatar?

O Erasmus+ financia os custos com a viagem bem como os custos relacionados com as atividades. Para participares num Intercâmbio de Jovens tens de estar atento às oportunidades lançadas pelas organizações. A Agora Aveiro, tal como várias associações da União Europeia, abrem candidaturas durante todo o ano. Está atento ao nosso Facebook e Instagram!

Formação e Criação de Redes de Animadores de Juventude

Esta atividade apoia o desenvolvimento profissional dos Animadores de Juventude por meio da realização de atividades como seminários transnacionais/internacionais, cursos de formação, eventos de troca de contactos, visitas de estudo etc., ou períodos de acompanhamento no posto de trabalho “jobshadowing”/observação numa organização ativa no setor da juventude no estrangeiro. A participação dos Animadores de Juventude em tais atividades contribui para o reforço das capacidades da respetiva organização. Os resultados de aprendizagem deverão ser divulgados.

Residência

Na UE ou país parceiro

Duração

2 dias a 2 meses

Idade

Sem limite de idade

Como te podes candidatar?

O Erasmus+ financia os custos com a viagem bem como os custos relacionados com as atividades. Para participares numa formação e criação de redes de Animadores de Juventude tens de estar atento às oportunidades lançadas pelas organizações. A Agora Aveiro, tal como várias associações da União Europeia, abrem candidaturas durante todo o ano. Está atento ao nosso Facebook e Instagram!

A Agora Aveiro pelo mundo

Não sabes onde fazer voluntariado internacional? Reunimos neste mapa todos os países para onde enviámos e de onde recebemos voluntários ao abrigo do programa Erasmus+. Não deixes passar esta oportunidade!

Testemunhos

Recolhemos testemunhos de alguns jovens que participaram nos programas do Erasmus+. Dá uma vista de olhos.

Liliana Macedo

Participar em iniciativas de Erasmus+ fez-me quebrar imensas barreiras. Desde os laços que se criam às ideias que surgem, seja um “Intercâmbio de Jovens” ou um “Curso de Formação”, é uma aprendizagem intensa e constante. É como viver um ano numas semanas. Mostrou-me que todos temos algo a dar e a partilhar e que sou capaz de demolir os muros da insegurança. Nestas experiências estamos todos na mesma página, estamos todos à descoberta e não há que ter receios.

Beatriz Lopes

Sou uma pessoa que gosta do desconhecido e de arriscar. Quando surgiu a oportunidade de fazer parte de um curso de formação em Itália não hesitei. Em apenas uma semana parece que vivi experiências de um mês inteiro. Foi uma aventura intensa que me proporcionou muitos ensinamentos e memórias certamente inesquecíveis. É uma experiência que não poderia recomendar mais!

Marisa Murtinha

Foi com a Agora Aveiro que descobri o Erasmus+ e desde aí participei em vários projetos. Sim, vários! Depois do primeiro já ninguém me conseguiu parar. Cada experiência foi singular e recheada de novas memórias. Estes projetos são propícios à aprendizagem constante e sem esforço e à partilha de conhecimento e vivências, entre pessoas de todos os cantos da Europa. São experiências que recomendo vivamente a qualquer um que tenha uma semana livre e uma mão cheia de espírito de aventura!

Nuno Afonso

A Agora Aveiro fez me abrir muitas portas e uma delas levou-me diretamente à Eslováquia onde passei duas das melhores semanas de sempre. Para além dos fortes momentos de introspecção e do contacto com a natureza, tive a oportunidade de criar laços de amizade que certamente serão duradouros. Para uma pessoa como eu, com receio de arriscar, foi um grande passo e agora que olho para trás faria tudo de novo, sem medo, sem hesitar.

Calina Porto

Às vezes, é quando uma pessoa está à procura de janelinhas que, inesperadamente, as grandes portas se abrem! Foi enquanto estava numa destas procuras que a Agora Aveiro me abriu uma porta: me deu a oportunidade de participar num Curso de Formação e, não só aprender através de diferentes metodologias, mas também partilhar conhecimentos e fazer novas conexões. Uma porta me permitiu experienciar coisas diferentes, juntamente com pessoas de várias nacionalidades e culturas da Europa!