E lá se foi mais uma plant(ação)!
No sábado passado tivemos a terceira e última ação de reflorestação desta 3ª edição do Plantar o Futuro. Ao todo foram plantadas 1327 árvores por 92 voluntários. Fizemos das palavras, ação!
Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 22 segundos
© João Simões, Helder Berenguer
Depois de mais de um ano sem conseguirmos lançar as mãos à terra, eis que finalmente fizemos esta ideia crescer, fizemos das palavras ação! Nesta que foi a terceira edição do “Plantar o Futuro”, que envolve toda a Universidade de Aveiro, foram plantadas 1327 árvores nativas, entre carvalhos-alvarinhos, pinheiros-mansos, choupos, salgueiros, pilriteiros e muito mais, no BioRia e no EcoParque Empresarial, em Estarreja. A iniciativa envolveu 541 participantes, entre alunos, docentes e funcionários da Universidade de Aveiro, bem como parceiros e amigos do projeto.
Foi em outubro que esta viagem começou! Abençoados pelo S. Pedro, os nossos voluntários entregaram para adoção 449 árvores nativas. Parecia que ainda agora tinha começado a longa viagem das nossas árvores quando, numa rajada de vento, as sementes se espalharam!
A cada ano sentimos o orgulho de ver que ainda que este seja um projeto repetido, continua a chamar a atenção da comunidade académica aveirense (e não só!). Estamos conscientes de que ainda assim não é suficiente para travar as alterações causadas pela desflorestação, no entanto, gostamos de ver o vaso meio cheio e certamente que as árvores plantadas ao longo destas 3 edições contribuíram para um impacto positivo na floresta autóctone portuguesa. Uma coisa é certa, os nossos voluntários e participantes ficaram a conhecer mais espécies da nossa flora.
E como somos contra o desperdício de energia, aproveitámos o facto de os nossos parceiros e participantes estarem cheios de energia e ainda fomos combater as espécies invasoras, que inibem a diversidade do ecossistema, com descasque de acácias. Para acabar em grande, no final da 3ª plantação, de regresso ao Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do Bioria fomos presenteados com as danças de migração de um bando de íbis (fonte: os biólogos).
O “Plantar o Futuro” é um daqueles clássicos que não nos cansamos de rever e repetir. Enquanto as nossas enxadas resistirem, a nossa vontade de plantar também o fará! Afinal, quem precisa de ir ao ginásio com plant(ações) destas?
O “Plantar o Futuro” é organizado pela Agora Aveiro, em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Este conta com os patrocínios da Prio Energy, enquanto “Main Sponsor”, Caetano Auto, enquanto “Golden Sponsor” e Casa Martelo, Grestel e Siro enquanto “Silver Sponsors”. Conta ainda com as parcerias do Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, National Geographic Exodus Aveiro Fest, Plate.pt, e Possibility Design. Tem o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..
Liliana Macedo