Movidos pela felicidade e não pelo dinheiro!
No dia 6 de outubro, Dia Mundial do Sorriso, a Agora Aveiro distribuiu mensagens de elogios e desafios de boas ações com o intuito de espalhar o carinho que devemos ter para com os outros.
Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 13 segundos
© João Simões
Muitas vezes sentimos que é preciso lutar diariamente para encontrarmos algo que nos faça sorrir e esquecemo-nos que são os pequenos gestos que têm o maior impacto. A Agora Aveiro quis facilitar esse trabalho, trazer a cor de volta à cidade e revitalizar a comunidade.
A melhor forma de impactar positivamente a vida do próximo, passa por ajudar o vizinho, oferecer uma flor a alguém ou telefonar a um amigo de longa data. Estas ideias nem sempre surgem com facilidade e perdem-se no barulho de fundo da azáfama do dia-a-dia.
Nunca é demais elogiar ou fazer uma boa ação, dizer uma palavra amiga, sem esperar algo em troca. Cada vez estamos mais focados nas tecnologias, criando o nosso próprio confinamento, em vez de observar o que se passa à nossa volta e, por isso, é cada vez mais imperativo espalhar amor e carinho para com os outros. No fim estamos todos aqui para o mesmo, queremos ser felizes, mas cabe-nos a nós também partilhar essa alegria com os outros, através de simples gestos. É tão fácil roubar um sorriso!
Assim, foi com essa missão e de forma a celebrar o Dia Mundial do Sorriso, que o projeto “Notas de Felicidade” da Agora Aveiro saiu à rua. Na tarde do dia 6 de outubro, foi implementada uma instalação artística num ponto turístico no centro de Aveiro, na forma de um “multibanco” no qual um voluntário distribuiu mensagens positivas e desafios de boas ações no verso de “notas falsas” para mostrar que “não é só o dinheiro que traz felicidade”, até porque nos dias de hoje, o dinheiro acaba por destruir mais do que aquilo que constrói. Restou então a cada pessoa que passou nesse local aceitar o desafio de tornar melhor o seu dia e o do próximo, isto é ser desafiada a realizar a boa ação escolhida ou simplesmente a sorrir ao ler a mensagem positiva que lhe foi entregue.
E como a felicidade não pode ser contida pelos voluntários ao verem o sorriso na cara de cada pessoa que recebeu uma nota de felicidade, irão voltar à rua brevemente para mais um momento a distribuir esperança.
“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade”, a partir de simples iniciativas, que podemos e devemos fazer, conseguimos mais sorrisos.
O “Notas de Felicidade” faz parte do projeto “Underground Division” da Agora Aveiro. Tem o apoio do Município de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Gabriela Ribeirete