Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Erasmus+

“Soul Food” ucraniana estreia-se em Aveiro

Que excelente forma de passar uma típica noite chuvosa em Aveiro - aquecermo-nos com comida ucraniana “para a alma” enquanto ouvimos histórias emocionantes partilhadas por Natalia Kolasa. Tudo isto no mais recente workshop do projeto Cooking for Solidarity.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 40 segundos

© Sofia Silva

Depois de uma primeira edição com muito sucesso, o nosso projeto "I love Aveiro - Cooking for Solidarity" levou-nos, uma vez mais, numa viagem gastronómica e cultural! Este mês, viajámos até à Ucrânia, com a Natalia Kolasa, que emigrou para Chicago há muitos anos com a sua família, mas que ainda guarda a gastronomia ucraniana no seu coração.

Da cidade dos arranha-céus, Natalia mudou-se para o ambiente bucólico de Oliveira de Frades, transformando completamente o seu estilo de vida. No entanto, algo permaneceu inalterado: o seu amor pela culinária e pela comida ucraniana. Por isso, foi a pessoa ideal para conduzir o workshop de cozinha ucraniana. Além disso, Natalia é uma contadora de histórias nata, e ouvimos relatos emocionantes sobre as refeições em família na sua infância. Ficámos a saber que os varenyky (raviolis recheados típicos) são feitos quase exclusivamente no Natal, porque são trabalhosos e demoram a preparar (concordamos totalmente!), e confirmámos que o borsch não aquece apenas o estômago, mas também a alma. Numa mesa, também ela muito intercultural, a segunda edição, além de portugueses, contou com participantes do Brasil, da Índia, dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e de Itália - agora todos residentes em Aveiro.

O nosso grupo de 15 participantes conseguiu preparar quase uma centena de dumplings. Apesar de não terem ficado perfeitos em termos de aspeto, o sabor era divino! Para muitos, foi a primeira vez a provar uma sopa com iogurte grego. Embora seja uma combinação improvável em Portugal,  todos adoraram!

Mas não ficamos por aqui! Os próximos workshops já estão a ser planeados. Em janeiro, Madhuri, que vive em Aveiro há mais de 10 anos, irá revelar alguns segredos da culinária indiana. Em março, viajaremos até ao México e a Marrocos. Além disso, estamos a reunir todas as receitas para aqueles que não puderam participar nos workshops e iremos partilhá-las no final do projeto.

O “I Love Aveiro - Cooking for Solidarity” tem como objetivo promover a inclusão social de imigrantes e refugiados em Aveiro, através da partilha de comida, receitas e tradições. O projeto celebra a diversidade da nossa região e explora diferentes influências culturais que nos rodeiam. Nós adoramos os ovos moles e as enguias, mas em 2024, Aveiro é muito mais do que isso. Existem quase 100 nacionalidades a viver na nossa região e nós queremos aprender mais sobre os novos sabores na nossa cidade! Este é um de muitos workshops que estamos a planear para ti, por isso fica atento! Contamos com a tua participação!

O “Cooking for Solidarityfaz parte do projeto “I Love Aveiro” da Agora Aveiro. Foi organizado em colaboração com a Casa Vera Cruz e o CLAIM Aveiro no âmbito dos Projetos de Solidariedade do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Agora Aveiro