Deliberação em Ação – Uma História de Sucesso
Uma ‘mega-turma’ de 55 alunos da Escola Secundária Marques de Castilho, em Águeda, mobilizou-se durante dez semanas num intenso exercício colaborativo sobre resolução de problemas, deliberação coletiva e oratória, o projeto Sala Comum, no âmbito do nosso projeto Erasmus+ “DOCC – Debate On, Change Community”.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 48 segundos
Tratou-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Projeto Erasmus+ “DOCC – Debate On, Change Community”, implementado em Portugal pela Agora Aveiro, em colaboração com a investigadora Alexandra Ataíde.
Num modelo constituído por sete sessões colaborativas, metodologias participativas e com a duração de 12 horas, este projeto Sala Comum criou as condições para que os jovens, alunos do 11º ano do ensino regular e do ensino profissional, com o valioso apoio dos professores de Filosofia - Helena Alves, Conceição Martins, Anabela Mónica e Baltazar Rebelo -, protagonizassem um processo de Resolução Colaborativa de Problemas.
Mas, qual o problema escolhido pelos alunos?
A ‘mega-turma’ decidiu coletivamente abordar o desafio da acumulação de lixo e sujidade na Escola. Para isso, pesquisaram e analisaram em grupos de trabalho o problema em mãos. Surgiram descobertas interessantes que se revelaram essenciais na fase de geração de ideias.
Em resposta à questão “Como é que podemos tornar a Escola mais limpa?”, os jovens propuseram dezenas de possíveis soluções e uma resposta emergiu como a mais assinalada: a criação de eventos, apelativos e interessantes, com o envolvimento da comunidade educativa, para a partilha de ideias e ações sobre como tornar mais eficaz a limpeza e a sustentabilidade ambiental na Escola.
As ideias foram tomando forma ao longo das sessões. Alunos e professores dedicaram-se a desenhar e organizar um evento todo ele protagonizado pelos jovens. “Escola limpa, Escola viva!” foi o mote escolhido para o encontro sobre sustentabilidade ambiental.
Os jovens assumiram, assim, na íntegra, a organização e condução de um evento participado, dinâmico e empolgante, delineado em tríptico - duas mesas redondas e um exercício colaborativo. No Encontro “Escola limpa, Escola viva!”, os alunos foram oradores, apresentadores, moderadores, relatores, dinamizadores, fotógrafos e operadores de vídeo, assim como elementos ativos da audiência envolvendo os colegas na partilha de ideias.
No total, mais de 300 alunos do secundário fizeram parte ativa de um encontro sobre o papel vital da comunidade educativa como cuidadora do ambiente, dentro e fora da escola. As mesas redondas contaram com distintos oradores convidados: agentes decisores, como o diretor do Agrupamento de Escolas Águeda Sul e a chefe de divisão de Ambiente do município, docentes e representantes de associações ambientais e de cidadania ativa e participativa. De forma notável, os alunos dinamizaram um exercício colaborativo com mais de uma centena de colegas, ao todo 105 jovens. Em conjunto debateram e geraram várias ideias para tornar a Escola mais limpa e mais viva.
Dentro da Sala Comum, os jovens fortaleceram laços e fizeram novos amigos, abordaram um problema complexo na Escola e testaram uma solução. Protagonistas e com o experiente suporte dos professores, surpreenderam-se com tudo o que experienciaram: as aprendizagens, os resultados e o desenvolvimento de diferentes competências transversais, em especial o pensamento crítico, o pensamento criativo, a abertura à diversidade, a resolução colaborativa de problemas, a deliberação, a escuta ativa, a oratória, a colaboração, a responsabilidade social e a participação.
Do que é que os jovens gostaram mais no projeto Sala Comum?
Para a maioria dos jovens o ponto alto do projeto foi o evento, mas não só. Para termos uma breve ideia, estas são algumas das respostas dos alunos participantes à pergunta “O que é que gostaste mais no projeto Sala Comum?”:
- “O momento que gostei mais foi da primeira sessão quando estávamos a discutir os problemas que encontrávamos na escola.”
- “Fiz novas amizades e pude debater sobre algo que devemos mudar na escola.”
- “Quando em grupo tentamos encontrar soluções.”
- “Gostei de conviver com pessoas novas.”
- “A discussão de ideias entre turmas.”
- “O momento que gostei mais foi o final porque consegui ver que mesmo com pouco tempo conseguimos fazer o evento.”
- “Os três momentos do evento, foi um evento diferente em que nunca tinha participado em algo desse tipo.”
- “O próprio evento, pois podemos ver tudo pelo que trabalhamos a realizar-se.”
A iniciativa faz parte do projeto “DOCC: Debate On, Change Communities”, uma parceria estratégica no âmbito do programa Erasmus+. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Agora Aveiro