Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade

A Arte saiu à “RIA”!

No passado dia 28 de junho, a Agora Aveiro voltou a dar vida a mais uma edição do “Ruas de Intervenção Artística”, uma iniciativa que une arte, cultura e comércio local numa experiência única que transforma espaços pouco convencionais em palcos de criatividade e expressão artística.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos e 25 segundos

© Helder Berenguer

Depois do sucesso da primeira edição, em 2024, Aveiro voltou a ser palco de uma celebração da arte e do comércio local com a segunda edição do projeto “RIA: Ruas de Intervenção Artística”. Organizado pela Agora Aveiro, o evento do passado sábado procurou, uma vez mais, dar visibilidade a artistas locais e nacionais e, simultaneamente, promover estabelecimentos de comércio local, através de intervenções artísticas – música, tapeçaria, ilustração, etc. – em espaços pouco convencionais.

Este projeto nasceu de uma constatação preocupante: cada vez mais, os artistas locais e o comércio tradicional enfrentam dificuldades em obter o reconhecimento que merecem. As grandes cadeias internacionais têm gradualmente substituído os negócios tradicionais, resultando na perda de uma parte significativa da identidade cultural das cidades. Simultaneamente, muitos artistas nacionais lutam contra a falta de divulgação, reconhecimento e valorização do seu trabalho. Através do “RIA”, a Agora Aveiro pretendeu relembrar que a arte pode (e deve) estar presente no quotidiano e que as cidades ganham vida e identidade quando se investe na cultura e no comércio local.

Ao longo de uma tarde, o centro da cidade foi invadido por performances de música, tapeçaria, desenho, pintura e outras expressões artísticas, integradas em 10 espaços comerciais que acolheram diferentes artistas. A comunidade foi convidada a percorrer estas lojas e a conhecer os seus produtos, ao mesmo tempo que apreciava o talento dos artistas convidados. Neste ano, o percurso podia ser registado através de uma “caderneta de cromos que permitia a quem visitasse as lojas parceiras receber um autocolante, diferente para cada local, incentivando assim o público a descobrir as ruas, as lojas locais e o talento dos artistas de Aveiro.

A diversidade artística foi, sem dúvida, uma das marcas desta edição. As talentosas ilustradoras Joana Braga e a Elsa Mendes transformaram a loja Alma de Alecrim e o restaurante Raiz - O Vegetariano do Bairro, respetivamente, em galerias improvisadas, enquanto os incríveis desenhos da Rita Ricardo deram uma nova vida à loja de produtos esotéricos Brenzo. Os bordados da Gabriela Lário deram ainda mais cor à loja PokeBox. Os graffitis do StayFunk deram alma a uma das paredes, até então abandonada ao esquecimento, da padaria Trigamilha Mãe. O músico Hélder Brandão Antunes fez ecoar o hipnotizante som das notas musicais através do seu piano no interior do bistrô italiano YEAH! Aveiro. As ilustrações científicas do biólogo Renato Nakazone transformaram a cervejaria Tough Love Taproom numa experiência única pelo cosmos. As peças de croché da Arrematalinha trouxeram um toque de fofura à Choice Boutique. A animação e a felicidade de se estar vivo, oferecidas pela banda aveirense SIGRA, preencheram todo o espaço do Jardim do Alboi e arredores. E por fim, mas não menos importante, os SQE Rugs trouxeram identidade cultural ao pub The Iron Duke com a sua tapeçaria artesanal.

Nesta edição, mais do que um evento artístico, o “RIA” foi também um convite ao convívio e à proximidade. O dia culminou no Jardim do Alboi com um Arraial Cultural entre artistas, comerciantes e membros da comunidade Aveirense, promovendo o sentimento de pertença e a valorização do talento que nasce e cresce em Aveiro. Bifanas, bolos, caldo verde, sumos e cerveja, acompanhados de boa música! Este momento de convívio descontraído foi também um ponto de encontro onde os vários artistas que participaram neste projeto puderam se conhecer, abrindo a porta para possíveis colaborações e sinergias. Reforçou ainda os laços entre os artistas, os lojistas e a restante comunidade Aveirense e permitiu uma partilha enriquecedora de experiências, histórias e ideias, estimulando o movimento bairrista e fomentando a interculturalidade.

Este ano, o “Ruas de Intervenção Artística” reforçou a importância de dar palco ao talento local, proporcionando uma experiência cultural única e acessível a todos. Acreditamos que é na rua, no contacto direto com as pessoas e com os espaços do dia a dia, que a arte ganha um novo significado!

Agradecemos publicamente a todos os artistas, lojistas e participantes que fizeram parte desta edição. Continuamos comprometidos em criar pontes entre a arte e a comunidade. Porque a cultura não se faz apenas em palcos – faz-se também nas ruas. Agradecemos também à Câmara Municipal de Estarreja e à Associação Académica da Universidade de Aveiro, que tornaram este evento não só possível, como especial!

O “Ruas de Intervenção Artística” faz parte do projeto “Oficina da Criatividade” da Agora Aveiro. Conta com a Associação Académica da Universidade de Aveiro e o Bairro Vivo como “Silver Partners”. É feito em parceria com Alma de Alecrim, YEAH! Aveiro, Tough Love Taproom, Choice Boutique, Brenzo, Maldita Brewpub, Trigamilha Mãe, PokeBox, The Iron Duke e Raiz - O Vegetariano do Bairro. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

João Simões

João Simões