Avançar para o conteúdo principal
  • Sustentabilidade e Sensibilização Ambiental

125 mil beatas recolhidas das ruas de Aveiro

A 5ª Edição do “CleanUp Aveiro” permitiu a recolha de cerca de 125 000 beatas, no distrito de Aveiro, através dos esforços de mais de 1000 participantes. As recolhas foram feitas entre março e julho, numa competição entre alunos das escolas da região.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 19 segundos

© Helder Berenguer, Renan Ferreira

Atirar uma beata ao chão pode parecer um hábito banal, mas é um comportamento com sérias implicações. Para além de ser ilegal desde 2020, tem também diversas consequências ambientais. Estima-se que, todos os anos, são descartadas cerca de 4,5 triliões de beatas em todo o mundo. A indústria do tabaco, por sua vez, é responsável pela perda de 600 milhões de árvores, pela utilização de 200 mil hectares de terra, pelo consumo de 22 mil milhões de toneladas de água e pela morte de 8 milhões de pessoas por ano.

As beatas não são biodegradáveis. São feitas de acetato de celulose,  uma fibra plástica que pode demorar até 10 anos para se decompor. Isto faz com que durante o processo de degradação sejam libertados microplásticos e outras substâncias tóxicas no ambiente, sendo que pelo menos 250 destas são reconhecidas como nocivas e 69 como cancerígenas. As beatas acabam frequentemente em cursos de água, lagos e oceanos, sendo um dos resíduos mais encontrados em ações de limpeza de praias. Este facto é especialmente preocupante, já que uma única beata é suficiente para contaminar até 1000 litros de água.

Foi com o objetivo de sensibilizar a população de Aveiro para este problema que, em 2021, foi criado o projeto CleanUp Aveiro. Atualmente na sua 5ª edição, continua a ser essencial, dado que a poluição das ruas e o descarte indevido das beatas ainda persistem. Para além das recolhas de beatas, também têm sido efetuadas ações de limpeza nas praias e na Ria nos últimos anos, que já permitiram remover mais de 3 toneladas de resíduos do ambiente.

À semelhança do ano passado, foi promovida uma competição saudável entre os alunos das escolas do município de Aveiro, sendo estas o Agrupamento de Escolas José Estêvão e a Escola Profissional de Aveiro. As atividades iniciaram-se com ações de sensibilização em cada escola, com o objetivo de contextualizar o problema, apresentar os objetivos do projeto e promover boas práticas a ter nas recolhas. Foram então criadas as condições necessárias para dar início às recolhas em março, o que permitiu aos 1098 participantes recolher mais de 125 000 beatas até julho, perfazendo um total de cerca de 561 mil beatas recolhidas ao longo destes 5 anos.

O culminar do projeto deu-se a 7 de julho, com a exposição do nosso “beatão” no Forum Aveiro, onde permanecerá até ao final de setembro. Esta instalação pretende chamar a comunidade à atenção, e em especial os fumadores, numa tentativa de contribuir para a mudança de comportamentos e mentalidades em relação ao descarte de beatas. O evento terminou com a entrega de um troféu simbólico e de um cartão oferta no valor de 500€, oferecido pelo Forum Aveiro, à Escola Profissional de Aveiro, a escola vencedora da competição, responsável pela recolha do maior número de beatas.

Ainda este ano, está prevista uma recolha aberta a toda a comunidade, como forma de continuar a promover a cidadania ativa e a trabalhar para uma cidade de Aveiro mais limpa e agradável, tanto para quem nela reside como para quem a visita.  

O CleanUp Aveiro faz parte do projeto “Aveiro mais Verde” da Agora Aveiro. Conta com o Forum Aveiro como "Main Partner", com a Escola Profissional de Aveiro como “Golden Partner” e com a Veolia Portugal, a JR Mudanças e a Rede Bitakí como “Silver Partners”.  É feito em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Grupo 249 de Escoteiros de Aveiro, a Ciclaveiro e a Associação BioLiving. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Inês Vilarinho

Inês Vilarinho