Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade
  • Sustentabilidade e Sensibilização Ambiental

Os Monos Andam à Solta! Outra vez!

Este Halloween, a Agora Aveiro levou às escolas uma mensagem de sensibilização sobre o descarte responsável de resíduos volumosos, os chamados “monos”. As crianças participaram na criação de decorações a partir de materiais descartados, agora expostas no Ecocentro Municipal de Aveiro.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 37 segundos

© Helder Berenguer

Este ano, o projeto “Monos & Companhia” trocou as ruas pelas salas de aula. Em vez de começarmos pela tradicional exposição no Dia das Bruxas, começámos a sensibilização junto das gerações mais novas, visitando turmas do 1º Ciclo da IPSS Florinhas do Vouga e do Centro Infantil de Arte e Qualidade, com uma missão clara: alertar as crianças, e as suas famílias, para os perigos do descarte incorreto de “monos” e “monstros” e promover comportamentos mais responsáveis.

Os “monos” e “monstros” são resíduos volumosos ou equipamentos eletrónicos como frigoríficos, televisões, sofás, e colchões, que, pelas suas dimensões e características, não devem ser colocados nos contentores do lixo ou ecopontos. Em 2024, foram recolhidas mais de 217 mil toneladas de resíduos volumosos em Portugal. Só no concelho de Aveiro, foram mais de 227 toneladas, com cerca de 28% resultantes de deposições indevidas. 

Através de atividades dinâmicas, os voluntários da Agora Aveiro explicaram às crianças os impactos ambientais e de saúde pública associados ao abandono destes equipamentos na via pública, desde a libertação de substâncias inflamáveis e tóxicas, à proliferação de insetos e roedores que podem propagar doenças. Além destas consequências, descartar incorretamente estes resíduos implica um desperdício de valiosos recursos. 

Sempre que possível, deve-se optar por equipamentos de melhor qualidade que, embora mais dispendiosos, duram mais tempo. Devem também ser adotadas boas práticas, como a manutenção adequada dos equipamentos, a sua reparação em caso de avaria e, quando deixam de ser úteis, a oferta a quem deles possa necessitar. Só em último caso devem estes equipamentos ser descartados.

As sessões permitiram informar as crianças sobre o processo de recolha de resíduos volumosos no Município de Aveiro, assegurado pela Veolia. A recolha é gratuita e simples, bastando contactar através do número 234 127 942, garantindo o encaminhamento adequado dos equipamentos para reciclagem. Alternativamente, qualquer cidadão pode deslocar-se presencialmente ao Ecocentro Municipal, durante o horário de funcionamento, entregando diretamente estes equipamentos. 

Depois da componente educativa, chegou o momento de colocar as mãos à obra! Em vez de recorrer a decorações descartáveis para utilizar na nossa instalação artística, normalmente feitas de plástico, desafiámos os alunos a criar decorações com recurso a materiais descartados, como rolos de papel higiénico, latas e cartão, dando-lhes assim uma nova vida. Assim, as crianças aprenderam que a criatividade e a sustentabilidade podem (e devem!) andar de mãos dadas, sobretudo numa época marcada pelo uso de plástico de utilização única.

O culminar do projeto aconteceu a 31 de outubro, no Ecocentro Municipal de Aveiro, onde as decorações feitas pelas crianças e pelos voluntários deram uma nova vida aos “monos” e “monstros”. Arcas frigoríficas, cortadores de relva, televisões, aspiradores e outros equipamentos transformaram-se em fantasmas, vampiros, morcegos e zombies, provando que até estes resíduos podem renascer com um propósito educativo e criativo. A exposição pode ser visitada até ao dia 22 de novembro.

Para além desta instalação monstruosa, foi ainda gravado um vídeo de sensibilização, que estará brevemente disponível nas redes sociais da Agora Aveiro. Com humor e imaginação, faz a ponte entre os “monstros” que estes objetos abandonados personificam, assinalando o impacto negativo do abandono destes resíduos, e, mais importante, explicando como é que estes equipamentos devem ser descartados.

Pelo terceiro ano consecutivo, reafirmámos a aposta nas crianças enquanto motor de mudança e que, com educação ambiental e criatividade, é possível criar um futuro em que estes monstros não assombram as ruas, mas renascem com novas histórias para contar!

O “Monos & Companhia" faz parte do projeto “Aveiro mais Verde” da Agora Aveiro. É coorganizado pela Veolia Portugal e conta com a IPSS Florinhas do Vouga e o Centro Infantil de Arte e Qualidade como parceiros. Tem ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Inês Vilarinho

Inês Vilarinho