Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social

Amor sobre quatro patas

Numa semana dedicada aos nossos amigos de quatro patas, a Agora Aveiro conseguiu recolher mais de 300 kg de alimentos e outros bens que serão entregues ao abrigo de animais da nossa cidade

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 8 segundos

© Helder Berenguer

Os animais são companheiros fantásticos! A verdade é que é impossível nos sentirmos sozinhos ao lado de um amigo de quatro patas. Quando chegas a casa e o teu cão te recebe cheio de alegria, ou quando o teu gato esfrega a cabeça em ti à procura de festinhas, sabes que ali encontrarás um amigo para a vida.

É a pensar nos animais que não têm dono, que a Agora Aveiro reuniu os seus voluntários com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o abandono de animais e adoção responsável. Em Portugal, são abandonados cerca de 10.000 animais por ano. Infelizmente, os centros de recolha e canis não têm capacidade para dar resposta a este número. Torna-se assim importante divulgar o trabalho de associações de animais locais e apoiá-las na sua missão.

Não há nada como a ação para mudar mentalidades e, com isso, a sociedade. Para que o impacto se possa espalhar pela comunidade e chegar a qualquer pessoa, a Agora Aveiro juntou-se à AMA - AMigos do Abrigo Quintã do Loureiro, à Animais de Rua e ao Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv para organizar uma semana muito felpuda. 

De 10 a 21 de maio, desafiámos os estudantes da Universidade de Aveiro (UA) e a população local a participar numa Recolha de Bens e Alimentos a favor da AMA. Colocámos pontos de recolha em 12 departamentos da UA e em quatro estabelecimentos de comércio local da cidade, permitindo a qualquer pessoa contribuir para esta causa. 

Para uma manhã física e mentalmente ativa, nada melhor do que uma boa cãominhada, com a cãopanhia certa e direito a prémios. Assim, no sábado, dia 15 de maio, convidámos os patudos e os seus donos para uma Cãominhada nos Passadiços de Aveiro. Uma excelente oportunidade para também levar a passear alguns dos cães da AMA. Para participar, os “cãocorrentes” tinham apenas que trazer um (ou mais) bens para doar à AMA. Durante a tarde decorreram as PetTalks - uma conversa online com a associação Animais de Rua. Transmitida em direto no Facebook da Agora Aveiro, contou com uma variedade de temas, desde o abandono animal e esterilização, até aos cuidados a ter com os animais de estimação.

A resposta da cidade ao Projeto Au-Au foi muito positiva e, unidos os esforços da comunidade académica, voluntários da associação, lojistas e comunidade local, conseguimos entregar cerca de 343 kg de alimentos e outros bens à AMA. 

Agradecemos a todos aqueles que se juntaram a nós e fizeram a diferença. Lembra-te, se quiseres uma companhia e tiveres amor de sobra para dar, passa pela AMA e adota, com responsabilidade, um amigo de quatro patas!

O “Projeto Au-Au” foi realizado em parceria com a AMA - AMigos do Abrigo Quintã do Loureiro, a Animais de Rua e o Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv. Conta com a Orniex como Main Sponsor, PetOutlet e Senta & Fica como Golden Sponsors e Dirty Dog, Barkyn, Patudos com Pinta e IFCO Systems Portugal como Silver Sponsors. Tem o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Beatriz Meneses