Um Ano de Mudança!
Com o final de 2024 mesmo à porta, este é o momento perfeito para fazermos uma retrospetiva e refletirmos sobre tudo o que alcançámos neste ano!
Tempo estimado de leitura: 5 minutos e 56 segundos
© Helder Berenguer
O tempo não pára e a mudança não acontece sozinha!
Mais um ano em que promovemos a cidadania ativa e participativa junto dos jovens e fizemos jus à missão social da Agora Aveiro - com a ousadia, criatividade e vontade incansável de provocar a mudança que tanto nos identifica. Não só em Aveiro, mas em várias partes da Europa, utilizámos o poder do voluntariado e da educação não-formal para criar oportunidades de aprendizagem únicas e gerar impacto real na vida dos jovens.
Resumir um ano cheio de acontecimentos, de novas ideias, de novos membros e de várias despedidas numa única notícia não é nada fácil, mas a verdade é que aqui não nos contentamos com menos!
Investigámos a fundo a relação entre os jovens, a literacia para os media e a sustentabilidade através do projeto MIL Green, com a DOMAS e a Learning Library. Além de várias formações e conferências, criámos um toolkit para formadores, educadores e animadores de jovens aumentarem o seu arsenal no combate à desinformação e à falta de literacia dos media nos jovens. Atenção que este projeto ainda não terminou e em breve lançaremos um curso e-learning para jovens!
Nas ruas de Aveiro e dos seus bairros, o CleanUp Aveiro superou todas as expectativas ao envolver mais de 890 participantes num movimento que culminou na recolha de mais de 550 kg de resíduos e mais de 137.000 beatas. Este projeto, em contacto próximo com as escolas de Aveiro, também contou com várias ações de sensibilização com os jovens e crianças para as consequências do descarte indevido de resíduos.
Já que estamos nas escolas, não nos podemos esquecer do projeto DOCC, liderado pelos nossos amigos da Ungdomsfronten! Só em Aveiro, já envolvemos mais de 100 jovens em atividades de debate e deliberação, aprendendo com as melhores técnicas da Hrvatsko Debatno Društo como amplificar as vozes dos jovens e promover o seu espírito crítico.
E os nossos patudos? Este ano, o Projeto Au-Au chegou diretamente às escolas e às crianças, arrecadando cerca de 500 kg de comida e outros bens para apoiar abrigos de animais locais.
Escrever tanto até nos deixa de água na boca! O projeto EATWISE e o Cooking for Solidarity trouxeram-nos à mesa a cozinha internacional como ferramenta para a inclusão social de imigrantes de Aveiro. A comida, como muitos dizem, é uma linguagem sem barreiras!
No centro da vida bairrista de Aveiro, o novo projeto Ruas de Intervenção Artística reuniu 10 artistas locais a fazer da sua arte em 10 estabelecimentos do coração do bairro do Beira-Mar, numa ação com o objetivo de promover o comércio e os artistas locais. Também no cerne da vida de Aveiro, o quiz de cultura geral Are You Brain Enough? voltou para animar as noites de 160 concorrentes, com muitos prémios à mistura!
A nossa parceria com o INAT CENTAR e a HUKI solidificou-se com a criação de um toolkit para técnicos da juventude apoiarem os jovens com menos oportunidades a encontrar os seus empregos de sonhos. Já prestes a ser lançado no início do próximo ano!
Um ano não podia passar sem mais uma edição do Plantar o Futuro, que este ano reuniu mais de 700 participantes motivados para promover a floresta nativa e para juntarem-se a nós nas ações de reflorestação que irão acontecer entre fevereiro e março do próximo ano. Os fogos que atingiram a região de Aveiro em setembro só nos ajudam a relembrar a importância de proteger a nossa floresta nativa.
Proteger também significa sensibilizar, e os Guardiões da Natureza procuram fazer isso mesmo junto dos mais pequenos. Este ano, contámos com mais de 300 jovens participantes em atividades de sensibilização ambiental. No outro lado do espetro de idades, os Jogos Sem Idades envolveram mais de 100 crianças e idosos em atividades lúdicas, a fim de promover o bem-estar e a intergeracionalidade.
Aveiro tornou-se também uma segunda casa para quatro grandes voluntários que saíram da sua zona de conforto e participaram no nosso projeto de voluntariado de longa duração com a Casa Vera Cruz.
Também celebrámos várias datas de forma disruptiva e criativa, desde o Dia dos Namorados, com o Amar em Prosa, ou o Dia da Saúde Mental com os Reflexos Intrusivos! Deixámos os monos das nossas casas à solta no Dia das Bruxas com o Monos & Companhia, de forma a alertar para o descarte indevido de monos e monstros nas ruas e as suas consequências negativas.
Claro que não pudemos ser indiferentes aos 50 Anos do 25 de Abril e decidimos dar uma voz às grandes mulheres que testaram os paradigmas da sua altura e que lutaram pelos seus direitos com o Histórias Cravadas. Demos um palco a estas vozes que partilharam connosco as suas histórias e as eternizamos num vídeo que de certo vai impactar todos. Além disso, no início de 2025 podem esperar também pelo booklet que vai reunir todas as histórias destas grandes pessoas.
Os direitos são de todos e ainda há muito trabalho a fazer para tornar as nossas cidades mais inclusivas. O nosso curso de formação IncluCities, uma formação Erasmus+ que acolhemos em Aveiro, quer mesmo questionar como é que podemos desenhar cidades mais inclusivas. Esta formação reuniu 27 técnicos de juventude de várias partes da Europa durante 10 dias, numa iniciativa que promoveu a inclusão, a igualdade e a solidariedade.
Fora da Europa, guiámos 10 jovens portugueses nas suas aventuras de voluntariado de longa duração através do programa Corpo Europeu de Solidariedade na Bélgica, França, Islândia, Alemanha e vários outros países. No arquipélago dos Açores, inspirámos estudantes de 15 anos da ilha de São Jorge a explorar as oportunidades de voluntariado internacional e promovemos atividades que realçaram a importância de nos dedicarmos às causas que acreditamos.
Mais um ano em que deixamos a nossa marca. Nos voluntários, na comunidade, nas ruas de Aveiro, na floresta nativa e até na nossa icónica escadaria I Love Aveiro, que este ano levou uma nova pintura, como quem cresce e se transforma, mas que nunca se esquece de quem já foi e do que já trouxe.
Mais um ano já passou e cá estaremos para o próximo. Um obrigado aos nossos voluntários, aos nossos gestores de projetos, aos nossos parceiros, aos nossos apoiantes, aos nossos participantes, à nossa cidade de Aveiro que nos une, a todos e a todas que fazem da nossa missão bandeira e que nos permitem fazer o que fazemos hoje, aprender com o que fazemos e a melhorar como o fazemos.
Obrigado por fazeres parte da jornada da Agora Aveiro.
Para que as mudanças ocorram, temos que as fazer acontecer. Juntos.

Nuno Brízida