Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social

Mãos que Ajudam, Patas que Agradecem

No dia 29 de março os voluntários da Agora Aveiro estiveram no Centro Hípico de Vagos para uma ação de limpeza e convívio com os animais. O projeto continua com novas iniciativas, incluindo uma recolha de bens e uma grande campanha solidária para apoiar associações de animais.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 36 segundos

© Sofia Silva

No passado dia 29 de março, os voluntários da Agora Aveiro deram início a mais uma edição do “Projeto Au-Au" com uma visita ao Centro Hípico de Vagos, um dos pólos da Associação Patudos de Vagos. Durante esta ação tiveram oportunidade de interagir com cães resgatados, bem como com cavalos, cabras, póneis e éguas que vivem no centro. Além do carinho e atenção dedicada aos animais, os voluntários ajudaram na limpeza do espaço, melhorando as condições do abrigo para os seus habitantes de quatro patas. Desta vez, a ação foi restrita aos membros da associação e aos elementos do nosso novo “Banco de Voluntários” mas, na próxima oportunidade, qualquer pessoa poderá juntar-se. Os interessados devem estar atentos às nossas redes sociais, onde será anunciada a próxima data!

O “Projeto Au-Au" vai muito além das visitas aos abrigos. Ciente das dificuldades enfrentadas por estas instituições, para alimentar e cuidar dos seus animais, a Agora Aveiro está a organizar uma grande recolha de bens. Entre os dias 5 e 15 de maio, escolas da cidade de Aveiro terão pontos de recolha de ração, mantas, brinquedos e produtos de higiene. Já na Universidade de Aveiro, a recolha decorrerá de 2 a 12 de junho, com presença nos dias 13 e 14, nas celebrações do Dia da UA. Cada doação faz a diferença para garantir o bem-estar destes animais.

Paralelamente, estabelecemos uma parceria com a Kaizen Pet Food Providers com um objetivo ambicioso: angariar mais de cinco toneladas de ração para distribuir por oito  associações de proteção animal, parceiras do projeto. Na loja online da Kaizen - https://www.kaizen.pet/loja/ - é possível adicionar ração para cão e gato (com a referência “doação”) e, ao finalizar a compra, selecionar a associação que se pretende apoiar com esse donativo. Assim, cada compra traduz-se em ajuda para os que mais precisam. 

O “Projeto Au-Au” faz parte do projeto “Random Acts of Kindness” da Agora Aveiro. Conta  com a Kaizen Pet Food Providers como “Main Partner” e com a Biobom como “Silver Partner”. Tem como parceiros a Universidade de Aveiro e as associações de animais AFECTU - Associação De Felinos E Caninos Todos Unidos, AMA - Amigos do Abrigo Quintã do Loureiro, Gaticão - Associação dos Amigos dos Animais Abandonados, Patudos Vagos, A4 - Associação dos Amigos dos Animais de Águeda, ALMA - Associação Lutadora pelos Melhores Amigos da Gafanha, Patinhas sem Lar e Ani-São João - Associação dos Amigos dos Animais de São João da Madeira. Conta ainda com o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Agrupamento de Escolas de Aveiro e Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe como parceiros. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Gabriela Duarte

Gabriela Duarte