Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Inovação Social

Solidarity Superheroes: um ano que ficou no coração de todos

Há experiências que nos marcam para sempre, não apenas pelos lugares, mas sobretudo pelas pessoas que conhecemos, pelas conversas que temos e pelas partes de nós que despertam ao longo do caminho.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 18 segundos

Há experiências que nos marcam para sempre, não apenas pelos lugares, mas sobretudo pelas pessoas que conhecemos, pelas conversas que temos e pelas partes de nós que despertam ao longo do caminho. Foi exatamente isso que aconteceu com o projeto Solidarity Superheroes, que ao longo de um ano trouxe quatro jovens voluntários internacionais até Aveiro. Vieram com vontade de fazer a diferença e acabaram por transformar não só a vida das pessoas que apoiaram, mas também as suas próprias vidas.

Durante vários meses, Simon, Xènia, Inês e Chiara tornaram-se parte do dia a dia da Casa Vera Cruz, uma instituição social com uma forte presença na comunidade local. Apoiaram famílias em situação de carência económica, colaboraram com comunidades migrantes, crianças e mulheres sobreviventes de violência doméstica. Mas, mais do que a ajuda prática, trouxeram alegria, abertura, empatia, curiosidade e novas ideias. Tornaram-se parte da equipa, da cidade e da comunidade. E deixaram algo especial para trás. Mais do que estatísticas ou relatórios, preferimos olhar para aquilo que não cabe num gráfico: as mensagens que recebemos, as memórias partilhadas, a gratidão e as amizades que continuam.

Ir para Aveiro e conhecer-vos foi a melhor coisa que podia ter feito. Sentia-me muito perdida e precisava de parar e pensar no que queria realmente. Aprendi tanto convosco e, sem dar por isso, descobri uma versão de mim de que realmente gosto. Quando voltei para Barcelona, tinha medo de ficar triste por não conseguir reviver este ano tão bonito que Aveiro me deu, mas agora só estou grata por ainda estarmos em contacto.

- Xènia

Esta experiência mudou mesmo a minha vida. Conheci pessoas incríveis de todo o mundo, aprendi muito sobre mim próprio, consegui ter um impacto real e positivo ao ajudar quem precisava e percebi o que quero fazer a seguir. Adorei a minha vida em Aveiro: a cultura, as pessoas, o clima, a cidade e, claro, a proximidade com a praia. Até comecei a surfar! Estes 11 meses foram simplesmente inacreditáveis e estou muito feliz e grato por ter feito parte deste projeto.

- Simon

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que oferece a jovens, entre os 18 e os 30 anos, a oportunidade de participar em projetos com impacto social, tanto nos seus países como no estrangeiro. Para os voluntários, é uma oportunidade de aprender, crescer e contribuir ativamente. Para as organizações e comunidades que os acolhem, é uma oportunidade de partilhar, de se conectar e de construir algo significativo em conjunto.

Enquanto organização coordenadora, a Agora Aveiro assegurou o bem-estar, o processo de aprendizagem e a integração dos voluntários organizando reuniões regulares, sessões de mentoria e momentos de reflexão com base na “metodologia Youthpass”. A Casa Vera Cruz, como entidade de acolhimento, recebeu-os de braços abertos e beneficiou não só da sua dedicação e tempo, mas também das suas ideias, da diversidade cultural que trouxeram e da energia positiva que contagiou toda a equipa.

Acreditamos verdadeiramente que o voluntariado tem este poder único, de construir pontes entre pessoas, culturas e realidades diferentes. De nos fazer crescer, não só enquanto indivíduos, mas enquanto comunidades. De nos lembrar que a solidariedade não é apenas uma palavra, é uma escolha que fazemos, todos os dias, em conjunto.

Obrigado Simon, Xènia, Inês e Chiara pelo vosso tempo, pela vossa coragem e pelos vossos corações. Aveiro terá sempre um lugar à vossa espera.

O projeto “Solidarity Superheroes” foi organizado pela Agora Aveiro no âmbito do programa Corpo Europeu de Solidariedade da Comissão Europeia em parceria com a Casa Vera Cruz. Contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

Agora Aveiro