Palavras à Deriva: Um Mar de Poesia no Centro de Aveiro
Inspirando-se nas antigas mensagens lançadas ao mar, o “Palavras à Deriva” distribuiu dezenas de garrafas com excertos de obras de mais de 30 autores portugueses. Estas “mensagens literárias” despertaram a curiosidade dos transeuntes e desafiaram-nos a mergulhar no mundo da literatura.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 31 segundos
© Helder Berenguer
Da mesma forma que as garrafas dos tempos antigos se perdiam pelas ondas do mar, a literatura portuguesa foi também sendo perdida entre as ondas do tempo, alcançando cada vez menos leitores. De acordo com dados de 2022 do Eurostat, Portugal é um dos países com o índice de leitura mais baixo da Europa. Com este crescente desinteresse pela literatura, aliado ao aumento da digitalização da sociedade, o apego pelos livros tem-se desvanecido. Para agravar este cenário, um inquérito conduzido pela Fundação Gulbenkian e pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa aponta as desigualdades socioeconómicas como uma das principais barreiras ao acesso à cultura.
Foi para contrariar esta maré que nasceu o projeto “Palavras à Deriva”, uma iniciativa da Agora Aveiro com a importante missão de promover a literatura nacional entre as várias faixas etárias, aumentando o gosto pelos livros e pelo património cultural literário, essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, informada e coesa.
Assim, na tarde do dia 21 de junho, durante a 49ª edição da Feira do Livro de Aveiro, as palavras soltaram amarras e aventuraram-se pela cidade em garrafas. Os nossos voluntários levaram excertos literários de mais de 30 escritores portugueses até às mãos da comunidade, com o objetivo de promover a leitura, incentivar a partilha de livros e homenagear autores nacionais.
Em tempos marcados pela crescente digitalização e por desigualdades no acesso à literatura, o “Palavras à Deriva” navegou contra a maré. Relembrou-nos de que os livros continuam a ser faróis de descoberta, reflexão e encontro.
Enquanto as palavras desbravavam novos mares pela Feira do Livro de Aveiro, os nossos voluntários aproveitaram a oportunidade para divulgar o nosso próximo grande projeto, o RIA: Ruas de Intervenção Artística. Este evento realizar-se-á no dia 28 de junho, sábado, entre as 14h30 e as 17h30, e convida jovens artistas de Aveiro a divulgar os seus trabalhos em 10 lojas de comércio local da cidade. No final do dia, às 18h30, haverá festa ao estilo de arraial, com comida, bebidas, boa música e imensa diversão no Jardim do Alboi. Desta forma, pretendemos dar a conhecer à comunidade alguns dos inúmeros talentos da nossa região, bem como as variadas lojas de comércio local da cidade dos canais.
Esta não é a primeira vez que a Agora Aveiro embarca numa missão literária. Projetos como o “Refresca a Tua Mente”, onde demos novas vidas a frigoríficos avariados, transformando-os em pontos de bookcrossing para a troca gratuita de livros, ou o “Era Uma Vez”, com sessões de leitura para crianças, fazem parte do nosso percurso. Em projetos de maior dimensão, como o “Histórias Cravadas” e o “Heróis de Aveiro”, fomos mais além e criámos os nossos próprios livros, eternizando histórias que merecem ser contadas e lidas em papel.
Graças ao empenho e criatividade dos nossos voluntários, a literatura voltou à superfície. Esperamos que esta iniciativa faça com que surjam mais palavras à deriva, garantindo que a literatura portuguesa chega a bom porto e encontra sempre o seu caminho até novos leitores!
E, para fechar esta notícia, deixamos um dos poemas que oferecemos a quem nos encontrou:
não me deixes morrer longe do mar
das vagas de palavras que me sussurras
quando fechas os olhos espraiando os lábios
e as tuas mãos são algas apetecidasnão me deixes morrer longe do mar
das asas aladas de pássaros vivos
que ecoam as noites em amor escritas
salgadas por temperos escondidosnão me deixes morrer longe do mar
das marés tão certas de incerteza
como a vida preceder o tempo
ou o horizonte ser infinito com rostonão me deixes morrer longe… de ti
Poema de Margarida Vieira
O “Palavras à Deriva” faz parte do projeto “Oficina da Criatividade” da Agora Aveiro. Contou com o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

João Simões