• Inclusão e Sensibilização Social

O que define um herói?

O “Heróis de Aveiro” conta as histórias daqueles que diariamente marcam a diferença na vida dos outros

© Helder Berenguer

Acordas, olhas à tua volta e és assaltado pela realidade do mundo em que vives. Queres fazer algo, mas nem sabes por onde começar. Olhas-te ao espelho e questionas-te sobre como é que tu poderias ajudar. És só uma pessoa. Como é que uma simples pessoa pode fazer a diferença? “Como é que vais ser um herói?” O peso de tudo isto é suficiente para te fazer querer voltar para a cama. Mas antes que desanimes, deixa-nos dizer-te que é possível. Essa pergunta tem várias respostas, mas para que não haja dúvidas, para que não pensem que os heróis não conseguem ir além da ficção, criámos o “Heróis de Aveiro”.

O “Heróis de Aveiro” é uma compilação de testemunhos daqueles que diariamente marcam a diferença na vida dos outros. Pessoas que através das suas profissões e atos solidários, dedicam o seu tempo a melhorar a vida de quem os rodeia. Bombeiros, enfermeiros, professores, polícias, vizinhos, familiares e amigos, pessoas que, apesar de não usarem uma capa vermelha, são verdadeiros heróis na comunidade.

O projeto conta as histórias de pessoas como Rosa Gadanho, professora durante mais de quatro décadas no Centro Escolar de Santiago, esteve envolvida na criação das bibliotecas escolares do município e foi bombeira em tempos em que só homens exerciam a profissão. Ou a história de Rui Figueiredo, agente principal na Polícia de Segurança Pública de Aveiro que, com um talento natural para ajudar o próximo, tem lidado com vítimas de violência doméstica e idosos. 

E por isso os homenageamos, e aos seus atos de bravura, sacrifício e compaixão, através do registo das suas histórias, disponíveis em agoraaveiro.org/iloveaveiro, e de uma exposição fotográfica itinerante, patente desde o dia 12 de fevereiro, na FNAC Aveiro.

Estas pessoas são o exemplo vivo de como qualquer um de nós pode ser um herói. Que as suas vidas e as suas histórias sejam a inspiração que faltava para esmagar qualquer dúvida sobre o nosso impacto na vida do próximo. Pois também nós não precisamos de superpoderes.  Da próxima vez que dedicares o teu tempo a ajudar quem precisa ou a melhorar a tua comunidade, é importante que saibas que a sombra que te acompanha a cada passo que dás, tem a forma de um herói, com ou sem capa.

O “Heróis de Aveiro” faz parte do projeto “I Love Aveiro”. Foi feito em parceria com o Plate.pt, Floricolor, Moldura Minuto e FNAC Aveiro. Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Corpo Europeu de Solidariedade e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Liane Carvalho

24-02-2021