Quantas línguas na ponta da língua?
E se aprender não tiver de ser numa sala de aula? Então e aprender como se diz cascata em letã, enquanto atravessas a cascata mais longa da Europa? Ou aprender uma música em esloveno em poucos minutos?
Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 9 segundos
Que tal pôr a nossa lingu(agem) em movimento? Incorporar palavras? E que tal repensar a comunicação e as nossas palavras? O que é uma língua? O que significa saber uma língua?
Fomos 8 dias para Ružēni, Sabile, uma pequena “quinta” na Letónia,isolados de toda e qualquer distração, para nos tornarmos em verdadeiros linguistas, na Formação Internacional "Language Within Us”. Participar nesta Formação foi como viver um Erasmus de 6 meses, compactado em apenas alguns dias. Menos tempo, mesma (ou mais) intensidade.
Aqui (re)aprendi o quão bom é fazer uma refeição acompanhada, com calma e ao ar livre. Como é bom desligar de tudo o resto e focar-me apenas numa tarefa, em alguém a falar comigo. Inspirei-me nos sons dos que me rodeiam e, ainda que muitas vezes não soubesse o que me diziam, sabia estarem cheios de significado.
Ružēni tem mais histórias para serem contadas após estes 8 dias. Quem disse que não acontece nada em pequenas vilas? Tudo depende de quem por lá passa. Graças aos nossos amigos da Radi Vidi Pats (que, já agora, significa “cria o teu próprio ambiente”), tivemos a oportunidade de, em pleno confinamento, vivenciar a liberdade das Montanhas da Letónia. Até aprendemos como chamar gatos em Romeno e Letão… Podemos não ter voltado a saber falar com uma gramática perfeita, no entanto, é certo que temos muitas novas formas de nos expressar após este retiro linguístico.
Acima de tudo, apercebi-me que o tempo é mesmo ilusório. Oito dias tanto nos parecem 1 ano, como apenas algumas horas e fica em nós um misto de sensações: querer regressar a casa e contar tudo o que vivemos, embora parte de nós continue lá. E o certo é que não há nenhuma língua que seja realmente capaz de reproduzir ou traduzir aquilo que se cria num Erasmus+. É bom perceber que se cria um dialeto universal de confiança e descobrimentos. Não há espaço para falta de comunicação e cada fonema vibra e reverba mesmo que sem qualquer tipo de regra gramatical, pura e simplesmente se criam e ativam pensamentos, reflexões.
O Curso de Formação “Language Within Us” foi realizado ao abrigo do Programa Erasmus+ e da Agência para Programas Internacionais para Jovens. Se quiseres saber mais sobre este e outros programas, visita a nossa página Erasmus+ e contacta-nos. Não percas estas oportunidades!
Liliana Macedo