Avançar para o conteúdo principal
  • Sustentabilidade e Sensibilização Ambiental
  • Inclusão e Inovação Social
  • Estilos de Vida Saudáveis
  • Erasmus+

“Eatwise”: Alimentação sustentável e diálogo intercultural

Este mês, 30 técnicos de juventude, de seis países diferentes juntaram-se em Bucareste para uma formação super intensa, divertida e transformadora. Foram três dias cheios de aprendizagens, conversas com significado e muitas gargalhadas. No fim, saímos mais informados, mais conscientes sobre questões ambientais, inclusão social e, claro, o papel (surpreendente!) que a comida pode ter em tudo isto.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 19 segundos

Criaram-se amizades para a vida, estabeleceram-se parcerias profissionais e abriram-se horizontes – tudo graças à magia do Erasmus+.

Esta formação aconteceu no âmbito do projeto “Eatwise”, uma Parceria Estratégica Erasmus+ KA2 financiada pela União Europeia e coordenada pelos nossos parceiros italianos da associação Popoli Insieme. O objetivo principal foi dar ferramentas e conhecimentos a trabalhadores juvenis para promoverem a sustentabilidade ambiental e o entendimento intercultural nas suas comunidades locais – com especial enfoque na comida e no seu poder de transformar, ligar pessoas e quebrar barreiras.

Com sessões dinâmicas orientadas por formadores internacionais, trocas culturais e discussões super interessantes, conseguimos tornar temas complexos em algo próximo e relevante. Falámos de tudo um pouco: desde soluções amigas do ambiente e consumo consciente, até à redução do desperdício e escolhas alimentares mais sustentáveis. Descobrimos que até os gestos mais pequenos podem fazer uma grande diferença.

Também explorámos a comida como uma janela para a cultura, percebendo melhor os hábitos alimentares de diferentes tradições. Demos especial atenção a sistemas alimentares sustentáveis e ao seu potencial como ferramenta poderosa para o diálogo entre culturas.

O projeto “Eatwise” começou no ano passado com um encontro transnacional na Bulgária, onde se traçou um plano de ação para promover práticas alimentares sustentáveis e reforçar o intercâmbio cultural. Como parte deste processo, avaliámos o nível de conhecimento sobre sustentabilidade de jovens migrantes de seis países, através de entrevistas e questionários. Estas ações ajudaram-nos a perceber as suas necessidades e formas de os apoiar melhor nesta área.

Durante as entrevistas, os jovens migrantes partilharam histórias e receitas das suas tradições culinárias. Deste intercâmbio rico, foram selecionadas várias receitas vegetarianas e vegan que vão fazer parte do futuro Eatwise Cookbook – um livro que celebra tanto a sustentabilidade como a diversidade cultural.

Este projeto é uma iniciativa que se destaca por sensibilizar os jovens para práticas alimentares mais conscientes e por ajudar a construir pontes entre culturas. Através da comida, encontrámos não só sabor, mas também ligação, empoderamento e um caminho comum rumo a um futuro mais inclusivo e sustentável.

Convidamos toda a gente interessada nestes temas a acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais – no Instagram e Facebook – onde vamos partilhar os resultados finais nos próximos meses.

O projeto “Eatwise” é liderado pela associação italiana Popoli Insieme, com a Agora Aveiro como parceira, financiado pelo programa Erasmus+, e com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Agora Aveiro