Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade
  • Inclusão e Inovação Social
  • Empreendedorismo e Formação

Comunidade em Ação: O Poder do Voluntariado Jovem

Rabea, Mathilda e Teresa vieram da Alemanha, Áustria e Espanha para Aveiro com um objetivo comum: fazer a diferença. Através do Corpo Europeu de Solidariedade, estão a construir pontes com a comunidade local e a tornar a solidariedade uma prática diária.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 22 segundos

© Helder Berenguer

Fomos tomar um café com a Rabea, a Mathilda e a Teresa, voluntárias do Corpo Europeu de Solidariedade (CES), para saber como está a correr o seu projeto de voluntariado na Casa Vera Cruz, em Aveiro. No seu caminho para se tornarem “super-heróis da comunidade”,  têm trabalhado com crianças, famílias e imigrantes, ajudando na sua integração junto da comunidade.

Teresa Pons, de Maiorca, na Espanha, enfermeira de profissão, tinha o desejo de viver uma experiência internacional e ajudar as pessoas de uma maneira diferente. Através de uma amiga, conheceu a plataforma do CES,  candidatou-se ao nosso projeto e foi escolhida. Já a história da Mathilda Witt, da Áustria, é diferente: terminou o secundário no ano passado e, antes de prosseguir os estudos, quis fazer um “gap year”, uma pausa entre os estudos para viajar, trabalhar e fazer voluntariado. Enquanto na escola conheceu antigos participantes do CES que lhe falaram do programa e foi assim que veio ter ao nosso projeto. A Rabea Kirsch, da Alemanha, passou por algo semelhante: queria fazer um “gap year” e foi assim que encontrou o nosso “Solidarity Superheroes”. 

O “Solidarity Superheroes” é um projeto desenvolvido no âmbito dos “Projetos de Solidariedade” do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que oferece a jovens dos 18 aos 30 anos a oportunidade de participar em ações com impacto social noutros países. Para os voluntários, é uma oportunidade de aprender, crescer e contribuir. Para as comunidades que os recebem, é uma forma de partilhar, acolher e construir algo em conjunto.

As voluntárias desenvolvem a maior parte do seu voluntariado no CLAIM, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, de Aveiro, gerido pela Casa Vera Cruz. Os CLAIM são gabinetes ou espaços de acolhimento, informação e apoio, destinados a ajudar os migrantes em diferentes áreas - habitação, trabalho, saúde, educação, etc. A Teresa, a Mathilda e a Rabea têm ajudado na implementação de projetos de integração dos migrantes. No passado dia 15 de março, ajudaram a organizar um “Flash Mob” junto à Estação de Comboios e ao Mercado Manuel Firmino, reunindo pessoas de diferentes países num momento de música e dança. A mensagem era simples, mas poderosa: “somos todos migrantes do mundo”. 

Conjuntamente, através da “Operação Papa-Léguas” têm ido a escolas apoiar a comunidade educativa local no desenvolvimento de projetos de educação intercultural, facilitando a integração plena e efetiva de crianças nacionais de países terceiros e suas famílias. Este projeto é também uma oportunidade para os voluntários proporem as suas próprias iniciativas: A Teresa, dada a sua formação enquanto enfermeira, propôs-se a organizar uma Mesa Redonda para falar com os migrantes sobre saúde.

Enquanto organização coordenadora, a Agora Aveiro assegura o bem-estar, o processo de aprendizagem e a integração dos voluntários organizando reuniões regulares, sessões de mentoria e momentos de reflexão com base na metodologia “Youthpass”. A Casa Vera Cruz, como entidade de acolhimento, recebeu-os de braços abertos e tem beneficiado, não só da sua dedicação e tempo, mas também das suas ideias, da diversidade cultural que trazem e da energia positiva que contagia toda a equipa.

O voluntariado tem este poder único: o de construir pontes entre pessoas, culturas e realidades. De nos fazer crescer, não só enquanto indivíduos, mas enquanto comunidade. De nos lembrar que a solidariedade não é apenas uma palavra, é uma escolha que fazemos, todos os dias, juntos.

O projeto “Solidarity Superheroes” é organizado pela Agora Aveiro no âmbito dos “Projetos de Solidariedade” do Programa Corpo Europeu de Solidariedade da Comissão Europeia. Conta com a parceria da Casa Vera Cruz e tem o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

Helder Berenguer

Helder Berenguer