Celebrando DOCC - Debate on, Change Community
Uma jornada além-fronteiras para transformar a participação democrática através da arte do debate e do poder da juventude na mudança das comunidades chega ao fim.
Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 57 segundos
Após 24 meses de colaboração transfronteiriça e investigação e implementação dedicada, o projeto Debate On, Change Community (DOCC) atingiu o seu marco final. O que começou como uma visão para unir a tecnologia emergente à participação cívica materializou-se agora num conjunto abrangente de recursos, concebidos para capacitar uma nova geração de cidadãos digitais.
Esta jornada foi alimentada pela experiência coletiva de parceiros da Suécia, Croácia, Itália, Islândia e Portugal. Juntos, navegámos pelas complexidades da Inteligência Artificial e da ética digital, mas também pelas metodologias já conhecidas como debate e deliberação, para garantir que a democracia permanece vibrante num mundo cada vez mais algorítmico e complicado. Hoje, fechamos este capítulo não com um fim, mas com um começo; uma vez que todas as ferramentas criadas durante este projeto estão agora finalizadas e abertas ao público.
O legado do projeto está encapsulado nos seus diversos resultados, que estão agora prontamente acessíveis a escolas, organizações de juventude e aprendentes individuais. Os nossos dois cursos online (MOOCs) de referência oferecem um roteiro completo: um adaptado para jovens dominarem a arte do debate crítico e da literacia em IA, e outro especificamente para técnicos de juventude integrarem a deliberação digital na sua prática diária. Paralelamente, os nossos guias e kits de ferramentas pedagógicas fornecem a estrutura prática necessária para transformar qualquer espaço digital numa plataforma de mudança democrática significativa.
Como parceiros, orgulhamo-nos de ver estes resultados ganharem vida. Embora o cronograma oficial do projeto termine, a missão do DOCC continua através de cada educador que utiliza os nossos materiais e de cada jovem que encontra a sua voz na nossa plataforma. As ferramentas para a mudança estão agora nas suas mãos.
Convidamos-te a explorar todos estes recursos e a descobrir como podes elevar a tua voz e a da tua comunidade através da plataforma oficial do projeto.
O projeto “DOCC: Debate On, Change Communities” é uma parceria estratégica no âmbito do programa Erasmus +. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..
Agora Aveiro