Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Erasmus+

Nature is calling. Pick up!

Porque não existe Planeta B, os nossos voluntários foram à Eslováquia ajudar a natureza

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 8 segundos

A Natureza está a gritar por ajuda! Os nossos voluntários Ana Sofia Mendes, Helder Berenguer, Liliana Macedo, João Pinho e Marisa Murtinha ouviram o seu pedido e viajaram até à Eslováquia, para participar num Intercâmbio de Jovens onde, juntamente com 30 jovens de Espanha, Itália, Eslováquia, Croácia, Roménia e Letónia, discutiram sobre os grandes problemas que ameaçam o nosso ambiente.

De 22 a 31 de março, Lazy pod Makytou foi o palco de Nature Calling, um Youth Exchange (Intercâmbio de Jovens) ao abrigo do programa Erasmus+ dinamizado pela organização Mother Flower. Durante 8 dias tivemos a oportunidade de abordar assuntos sérios como a poluição do mar Báltico na Letónia, a inexistência de reciclagem na Roménia ou os fogos florestais que afetam Portugal e Espanha, de uma forma leve e descontraída.  O nosso voluntário e participante Helder acrescenta:

“É incrível o que se consegue alcançar quando se juntam mais de 30 jovens numa aldeia remota no norte da Eslováquia para trabalhar a temática do ambiente e sustentabilidade. As ideias que se cruzam e os laços que se criam! Este Intercâmbio de Jovens foi uma experiência memorável!”

Plantamos centenas de árvores, recolhemos dezenas de quilos de lixo, construímos canteiros para legumes com crianças, aprendemos a fazer sabão de raiz, visitámos uma loja de “zero waste” (lixo zero) e ainda participámos numa conferência em Trenčín, onde o nosso voluntário Helder Berenguer pôde divulgar o projeto Plantar o Futuro a todos os presentes.

Ao fim do dia era tempo de dar a conhecer as nossas origens. Tivemos direito a teatros e quizzes originais e divertidos. As danças e músicas tradicionais encheram as noites interculturais de alegria e cor. As mesas encheram-se de petiscos típicos de cada país. Na mesa portuguesa não faltaram os ovos moles, como não podia deixar de ser!

Aproveita para descobrir o que Agora Aveiro já faz na área do Desenvolvimento Sustentável. Sabe mais sobre os projetos Erasmus+ e acompanha o nosso Facebook e Instagram, onde são colocadas novas oportunidades.

Marisa Murtinha