‘Fiesta’ de despedida: Entre tacos e sorrisos
Após uma mão cheia de edições, o projeto “I Love Aveiro – Cooking for Solidarity” encerrou com uma ode à comida mexicana, à boa disposição e às… margaritas!
Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 36 segundos
© Sofia Silva, Gabriela Duarte
Reconhecida como Património Cultural da Humanidade pela Unesco desde 2010, a culinária mexicana destaca-se pela sua diversidade de sabores, cores e texturas. Desde a “salsa” – termo utilizado no México para descrever qualquer tipo de molho, maioritariamente à base de tomate – às famosas enchiladas e ao ceviche, houve muito para aprender (e para comer), a bordo da última edição do “I Love Aveiro – Cooking for Solidarity”.
Esta sessão contou com a orientação de Elena Bonifaz, nascida na Cidade do México e a viver em Aveiro há cerca de quatro anos. Para Elena, a paixão pela culinária resulta da combinação das suas memórias de infância, passadas na cozinha junto da sua mãe, com o seu percurso académico que conta com uma licenciatura em Gestão Hoteleira e de Restauração e um mestrado em Educação.
E foi com um espírito didático, mas divertido que Elena envolveu todos os participantes na preparação de uma refeição que incluiu um delicioso guacamole, um workshop de tortilhas mexicanas e até umas refrescantes margaritas.
Esta edição marcou o encerramento do projeto “I Love Aveiro – Cooking for Solidarity”, que ao longo dos últimos meses trouxe até à mesa diferentes culturas que coexistem na comunidade aveirense e demonstrando como a integração daqueles que escolhem esta cidade para viver passa também pela curiosidade de conhecer os seus costumes e tradições.
O “Cooking for Solidarity” faz parte do projeto “I Love Aveiro” da Agora Aveiro. Foi organizado em colaboração com o Alma de Alecrim e o CLAIM Aveiro no âmbito dos Projetos de Solidariedade do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..
Carlos Correia