Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Inclusão e Sensibilização Social

Precious Plastic Aveiro

O plástico está por todo o lado. E que tal dar-lhe uma nova vida? Esta é a ideia por detrás do “Precious Plastic Aveiro”, projeto candidato ao Orçamento Participativo Jovem 2019

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 52 segundos

Na Primavera estivemos pela Eslováquia, na pacata aldeia de Lazy pod Makytou, a participar no Nature Calling, um Intercâmbio de Jovens (Youth Exchange) dedicado ao ambiente e sustentabilidade. Neste tivemos a oportunidade de participar numa conferência e saber mais sobre o que está a ser feito em prol do meio ambiente no resto da Europa. Como é que os jovens estão a tomar as rédeas do futuro nas suas próprias mãos e a desenvolver ideias, ações e projetos para mudar o rumo dos acontecimentos. Uma das ideias apresentadas foi o Precious Plastic. Da autoria do holandês Dave Hakkens este é um projeto que procura promover a reciclagem de plástico em todo o mundo, disponibilizando as ferramentas e o conhecimento a qualquer pessoa que esteja interessada.

Ficámos tão interessados pela ideia que, de regresso a Aveiro, a queríamos implementar por cá. Felizmente estavam a decorrer as candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem, um processo de participação democrática através do qual os jovens entre os 14 e 30 anos são convidados a apresentar projetos de investimento público. A nossa voluntária e membra da Agora Aveiro, Liliana Macedo, tomou a iniciativa e, em conjunto com outros voluntários da associação, candidatou o projeto num Encontro Participativo no Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P de Aveiro. E assim surgiu o Precious Plastic Aveiro!

Com a candidatura do Precious Plastic Aveiro pretende-se criar três “unidades de reciclagem criativa”, em Aveiro, Albergaria-a-Velha e Estarreja. Estas são unidades de reciclagem low-cost, do-it-yourself que permitem, não só a recolha, separação e tratamento de diversos tipos de plástico como a sua transformação numa série de objetos. O projeto fará uso das instruções e conhecimento disponibilizados pelo Precious Plastic de Dave Hakkens, para criar as máquinas que permitem triturar o plástico, derretê-lo e moldá-lo em diversos produtos. Desde vasos e piões a capas para telemóvel, a imaginação é o limite. 

Quer-se do Precious Plastic Aveiro um local aberto à comunidade e que convida esta a participar. Um sítio onde se unirá a sensibilização social e ambiental à criatividade, design e skills digitais. 

Entretanto temos recebido muito apoio ao projeto, tendo a nossa Liliana já sido entrevistada pela Vagos FM, no talk-show “Café Com” e pela jornalista Maria José Santana do Aveiro Mag

Para o projeto se tornar realidade, precisa da ajuda de todos os jovens. Se tens entre 14 e 30 anos podes ajudar a tornar esta ideia realidade, votando na nossa candidatura. Para isso basta enviar uma sms (gratuita) para o 4310 com o texto: 81 [espaço] número do cartão de cidadão completo [espaço] autorizo. A votação pode também ser feita através da plataforma do Orçamento Participativo Jovem, procurando pela candidatura nº 81, Precious Plastic Aveiro. As votações fecham no dia 4 de agosto. Desejem-nos sorte!

Helder Berenguer